Topo

Leandro Damião vai mal dentro e fora de campo no Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/04/2014 06h00

A contratação do atacante Leandro Damião ‘patina’ dentro e fora de campo no Santos. Após a perda do título paulista, o camisa 9 é o jogador mais questionado por conselheiros e torcedores. Na final contra o Ituano, inclusive, a torcida pediu a entrada de Gabriel Barbosa e vaiou o reforço mais caro da história do clube.

Damião carrega o peso do alto investimento realizado pelo clube, com a ajuda do grupo de investidores maltês Doyen Sports para tirá-lo do Internacional. O atleta custou cerca de R$ 42 milhões e tem o salário mais caro do elenco – R$ 400 mil mensais, mais R$ 50 mil de auxílio moradia.

Em campo, o centroavante não demonstrou futebol à altura do investimento. Contratado para ser o goleador do time, Damião marcou apenas cinco gols em 13 jogos. Na lista de artilheiros do clube, ele está atrás de Cícero, que lidera com nove gols, Geuvânio e Gabriel Barbosa, que fizeram sete cada um, e Thiago Ribeiro, que marcou seis.

Se não bastasse, fora de campo Damião também não corresponde às expectativas. Em sua apresentação, o departamento de marketing acreditava que o camisa 9 seria o chamariz para o clube, enfim, encontrar o patrocinador master da camisa santista. Na época, a expectativa era que o acordo fosse fechado em duas semanas, mas já se foram quatro meses e nada.

O departamento de marketing do Santos acredita que Damião é um jogador midiático e prefere culpar a Copa do Mundo para explicar a ausência do patrocinador master na camisa santista.

“Sobre o Damião prefiro não falar. Em relação ao patrocínio, melhorou bastante desde que assumi. A Copa do Mundo está atrapalhando bastante. Mas, estamos conversando com os nossos patrocinadores pontuais do Campeonato Paulista para ver se chegamos a um acordo para o patrocínio master”, afirmou o gerente de marketing do Santos, Fernando Montanha.

O Santos possui dois patrocinadores fixos na camisa – a escola de idiomas CNA, que estampa sua marca na omoplata, na altura do ombro, e a Corr Plastik, que divulga sua marca nas mangas da camisa.

Durante o Campeonato Paulista, o Santos fechou alguns patrocínios pontuais – casos da Ótica Diniz, Suvinil, Gomes da Costa e Semp Toshiba.

Além do gerente de marketing, o UOL Esporte tentou falar com o presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, no evento de comemoração do aniversário de 102 anos do clube, na última segunda-feira, na Vila Belmiro, mas foi informado que o dirigente não concederia entrevistas.