Topo

Indefinição sobre chegada de Anelka vira negócio misterioso no Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

15/04/2014 06h00

A contratação de Anelka, anunciada pelo presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, no último dia 6, e confirmada mais duas vezes pela diretoria, transformou-se em um negócio misterioso. O jogador, que segue sem previsão de chegada a Minas, está no Kuwait, o que atrasará ainda mais a vinda para a capital mineira e o desfecho da transação já passa a trazer até dúvidas para os torcedores alvinegros.

Apesar da distância e da dúvida sobre a contratação do atleta, o presidente Alexandre Kalil segue em conversas com seus representantes para decidir a data de apresentação do francês. A expectativa na diretoria atleticana é de que uma decisão final aconteça em nova conversa que o dirigente terá com o irmão do jogador nos próximos dias.

Porém, depois de confirmar por duas vezes a negociação, a diretoria atleticana se calou oficialmente sobre o negócio, mas segue dizendo que está acertado. O discurso de que o clube só irá se posicionar quando tiver a data da chegada do atleta confirmada é mantido pelo diretor de futebol Eduardo Maluf.

“Não vamos falar nada do Anelka. Está contratado, quando estiver para chegar, avisaremos. Não vamos ficar falando todos os dias do Anelka”, disse o dirigente na segunda-feira, sem dar detalhes sobre como anda a negociação para a definição da chegada do centroavante ao Atlético-MG.

No Kuwait, o atacante de 35 anos participará da jornada da juventude no Kuwait. Anelka se reunirá com garotos do programa e dará uma palestra. Não há previsão e quanto tempo o centroavante permanecerá no local.

A chegada de Anelka já virou uma novela. O atleta era esperado na capital mineira, no domingo, dia 6, mas um problema no embarque de Londres impossibilitou a viagem. A segunda data marcada para o desembarque do atacante ficou para terça-feira, mas novamente foi remarcado, desta vez pela diretoria atleticana.

O Atlético já dava a contratação como acertada desde aquele domingo. O anúncio foi feito pelo twitter do presidente Alexandre Kalil na madrugada. No mesmo dia, após o clássico contra o Cruzeiro, no Independência, pela primeira partida da final do Campeonato Mineiro, o dirigente voltou a reafirmar o acordo e disse que já tinha documentos assinados com o atleta. No dia seguinte, o nome de Anelka, de 35 anos, já foi incluído na lista de atletas do clube, em seu site oficial.

A demora quanto à inscrição do atleta como jogador atleticano poderá prejudicar os planos do Atlético. O francês poderá ter de cumprir punição de cinco jogos no Brasil, imposta pela Federação Inglesa de futebol, quando Anelka ainda atuava no West Bromwich, ao comemorar um gol marcado na partida contra o West Ham, reproduzindo um gesto considerado antissemita.

A ideia da diretoria atleticana era contar com o jogador ainda na disputa da Libertadores. Porém, com a demora em relação à apresentação do centroavante e a possibilidade de cumprir pena no Brasil, Anelka dificilmente será inscrito para os dois jogos contra o Nacional de Medelin, que será adversário atleticano na quarta-feira, dia 23, na Colômbia.