Topo

Sem apoio da Unimed, Flu muda perfil e busca desconhecidos no mercado

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/04/2014 06h00

A briga política com a parceira Unimed Rio deixou o Fluminense com uma postura mais modesta que o habitual no mercado. Mesmo sem esconder sua necessidade de contratações para o Campeonato Brasileiro, o Tricolor busca nomes desconhecidos do grande público, ao contrário de outros tempos, quando tinha o apoio da empresa de saúde na procura por medalhões.

Se no começo do ano, o Fluminense ainda trouxe os badalados Walter e Conca com a ajuda da Unimed, a nova situação política levou o Fluminense a optar por jogadores que ainda despontam no futebol nacional. Um dos nomes preferidos da diretoria era o meia Rodriguinho, do Corinthians, mas o Tricolor viu o Grêmio atravessar a negociação e anunciar o atleta como reforço na última segunda-feira.

A Unimed já descartou qualquer investimento em reforços para o Fluminense neste ano. Um dos motivos é a briga entre o gestor da empresa Celso Barros e o presidente tricolor Peter Siemsen no episódio que definiu a demissão de Renato Gaúcho após a eliminação na semifinal do Carioca. Mesmo sem dinheiro, o clube nega que tenha mudado de tática.

“Não tem uma politica, sempre fizemos isso [buscar jogadores de times menores]. Sempre buscamos alternativas. Apostas menores ou maiores, como no caso do Walter, mas não é diferente. É a mesma política”, desconversou o vice presidente de futebol do Fluminense, Ricardo Tenório.

Os nomes sondados, no entanto, são bem mais modestos que os dos últimos anos.  O próximo a ser anunciado deve ser o volante Edson, do São Bernardo, que está em negociações avançadas com o Fluminense. 

“Estamos trabalhando nas posições que todos sabem que precisamos nos reforçar, mas adiantado mesmo apenas o Edson”, explicou Tenório. “Estamos definindo os últimos detalhes e assinaremos o contrato assim que tudo seja resolvido”, complementou.

O Fluminense já acertou todos os detalhes com o clube paulista, mas aguardava pendências como a realizações de exames em Edson, uma vez que existia a preocupação sobre a gravidade de uma lesão sofrida pelo jogador recentemente. Ele deve ser o único jogador contratado até a estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro, marcada para o sábado, contra o Figueirense, no Maracanã.

A lista de reforços usada pela diretoria do Fluminense foi confeccionada ainda durante a passagem de Renato Gaúcho pelo clube. Depois, o técnico Cristóvão Borges acrescentou mais alguns nomes após a sua contratação. Entre os setores carentes do elenco estão a zaga, a lateral esquerda e o ataque.