Topo

Valdivia vence "atraso" no músculo, mas ainda precisa de treino especial

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 17h59

Valdivia está no mesmo patamar dos outros atletas na hora de recuperar a melhor forma muscular. A análise foi feita por Beny Schmidt, chefe do laboratório neuromuscular da escola paulista de medicina, com a colaboração de Paulo Zogaib, fisiologista do Palmeiras.

Segundo a biópsia feita e entregue ao Palmeiras no início desta semana, a diferença atualmente é que o músculo do chileno já tem a estrutura de mitocôndria normal. Ou seja, o “pulmão” da célula, como define Beny, respira normalmente e se recupera como qualquer outro jogador de futebol. 

“Ele tinha uma alteração mitocondrial, que não é uma patologia. E essa alteração foi solucionada. O pulmão da célula, que é de onde vem a maior fonte de energia para o músculo, está respirando normalmente. O que era alterado antes, hoje, não é mais. Ele está no auge e eu queria um Valdivia assim no meu time. Antigamente, ele se recuperava de forma atrasada em relação ao normal”, disse Beny.

Isso não significa, no entanto, que Valdivia poderá estar disponível em todos os jogos. Pelo contrário, o tratamento especial ao camisa 10 precisa seguir para que ele consiga estar mais em campo e atuando sempre que possível.

“Veja, o centroavante ter um tratamento diferente de um zagueiro, de lateral e de um meia. Isso varia de atleta para atleta, posição para posição. E o preparador precisa trabalhar a favor  do talento de cada atleta de forma diferente e isso precisa ser feito com o Valdivia”, completou.

DENTRO DE CAMPO NESTA TERÇA-FEIRA

Nesta terça-feira, Valdivia voltou a campo pela manhã. Durante todo este ano, ele tem recebido tratamento diferente para não ter problemas musculares. Por vezes, ele passa a semana sem treinar com bola, mas, mesmo assim, é confirmado para a partida.

À tarde, ele participou do jogo-treino contra o Guarujá e viu seu companheiro de posição Bruno César se destacar ao participar de dois gols. Praticamente todos os atletas tinham condições de participar das movimentações nesta tarde, no amistoso. A exceção fica por conta de Leandro, que treina com a seleção olímpica, e Thiago Martins, que se recupera de operação no joelho.