Topo

Neymar perde chance final em vice; escalação pela direita é criticada

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 18h40

O Barcelona foi vice da Copa do Rei nesta quarta-feira, ao cair em Valencia para o Real Madrid, por 2 a 1. Neymar, sumido na maior parte do jogo, conseguiu mesmo assim ser destaque: primeiro, por perder a última e melhor chance do Barcelona no jogo, ao colocar bola na trave já perto dos acréscimos; depois, por ser escalado para atuar pela direita, diferentemente do que prefere Luiz Felipe Scolari.

No último lance de ataque do Barcelona, Neymar recebeu nas costas da zaga, dentro da área, cara a cara com Casillas. Ele tentou um toque por cima do goleiro e acertou: Casillas não alcançou a bola. 

Porém, a jogada acabou não sendo a ideal: a bola foi direcionada para a direita e acabou na trave. Casillas, ao pegar o rebote, deu um "beijinho" na luva e depois na trave, lembrando Gianluca Pagliuca, goleiro da Itália, na final da Copa o Mundo de 1994, após chute de Mauro Silva.

A esta altura do jogo, Neymar já estava atuando pela direita: Pedro entrou no lugar de Fábregas aos 15 minutos do 2° tempo e inverteu de lado com o brasileiro.

Só que, antes, Neymar pouco conseguiu criar, escalado na direita por Gerardo Martino. Lembrando que até Felipão, técnico da seleção brasileira, já pediu para que Neymar fosse escalado na esquerda, muitos torcedores que acompanhavam a partida nas redes sociais criticaram a posição do atacante. Confira abaixo:

Outra situação bastante criticada por fãs do Barcelona foi a insistência em cruzamentos para a área, para um ataque formado por "baixinhos" como Neymar e Messi. Daniel Alves realizou 14 cruzamentos na partida. Curiosamente, o gol do Barça surgiu após escanteio, com Bartra, de cabeça.