Topo

Lesão pode tirar Neymar da temporada. Para a Copa, ainda não preocupa

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 14h14Atualizada em 17/04/2014 16h32

Neymar sofreu uma contusão no pé esquerdo. A notícia é ruim para o Barcelona: com o problema sofrido durante a derrota do Barcelona na partida de quarta-feira contra o Real Madrid, pela decisão da Copa do Rei, ele ficará ao menos um mês fora dos gramados. Como o último jogo do Barcelona no Espanhol está marcado para o dia 18 de maio, em 31 dias, a presença do atacante em campo fica seriamente ameaçada.

Para a torcida brasileira, porém, as notícias não são tão alarmantes. O técnico Luiz Felipe Scolari fecha a lista de jogadores para a Copa do Mundo no dia 7 de maio. Na data, Neymar ainda estará em tratamento, mas, obviamente, isso não o tirará da lista. A apresentação está marcada para o fim do mês, uma semana após a previsão de volta do atleta.

A confirmação da lesão foi feita em nota oficial enviada pelo Barcelona para a imprensa. Segundo o clube catalão, o brasileiro sofreu uma lesão no metatarso do pé esquerdo. O site do jogador também noticiou o problema físico. "Durante a partida de ontem (16), na final da Copa do Rei contra o Real Madrid, Neymar Jr sofreu uma lesão no pé esquerdo, que ocasionou um edema no quarto metatarsiano. O atacante do Barcelona começará tratamento específico, com previsão de quatro semanas de duração", diz o comunicado.

Nesta quarta-feira Neymar participou normalmente da partida contra o Real Madrid pela Copa do Rei, mas foi flagrado mancando após a partida (veja o vídeo divulgado pelo jornal espanhol Sport). 

O prazo para recuperação desse tipo de lesão é de quatro semanas. Ou seja: Neymar estaria apto a entrar em campo no dia 17 do próximo mês, considerando esta quinta-feira como o primeiro dia do tratamento da lesão. Com isso, ele estaria disponível para o duelo do dia seguinte, contra o Atlético de Madri.

A partida pode ser chave para o Barcelona, já que Barça, Atlético e Real lutam pelo título da temporada. No momento, por exemplo, apenas quatro pontos separam o time catalão, terceiro colocado, do líder de Madri (no caso, o Atlético). 

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Croácia. Antes disso, a equipe de Felipão tem amistosos marcados contra Panamá e Sérvia, nos dias 3 e 4 de junho. 

Além de Neymar, outros dois jogadores do Barcelona vão desfalcar a equipe nos próximo jogos: o lateral esquerdo Jordi Alba, com uma lesão muscular na perna direita, e Marc Batra, que teve uma sobrecarga no tendão da perna direita.