Topo

Se CBF não responder sobre liminar, Portuguesa entrará em campo na Série B

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 19h11

A Portuguesa pediu à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o adiamento do primeiro jogo da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro, mas se prepara para entrar em campo. Se a entidade não responder até a próxima sexta-feira, o time do Canindé atuará normalmente contra o Joinville, em Joinville, na abertura da segunda divisão nacional.

O pedido de adiamento foi feito depois de a Portuguesa ter descoberto uma liminar obtida por um torcedor sobre punição que a equipe rubro-verde recebeu no Campeonato Brasileiro do ano passado. O time do Canindé perdeu quatro pontos pela escalação do jogador Heverton na última rodada do certame nacional, e isso o rebaixou para a Série B.

A punição dada à Portuguesa pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) deu início a uma batalha jurídica. Torcedores, entidades de classe, o Ministério Público de São Paulo e até a própria Portuguesa buscaram a Justiça Comum para tentar mudar a decisão do STJD. A CBF havia conseguido derrubar todas as decisões conhecidas.

Nesta quarta-feira, a Portuguesa descobriu que uma das decisões judiciais passou incólume. Trata-se de uma liminar obtida pelo torcedor Renato Britto de Azevedo na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo.

A liminar exigiu reconsideração do STJD, cancelou a punição e determinou o retorno da Portuguesa à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com isso, a diretoria rubro-verde enviou uma mensagem à CBF e pediu o adiamento do jogo contra o Joinville.

Até o fechamento do texto, a CBF não havia respondido. A delegação da Portuguesa viajou para Joinville às 8h desta quinta-feira e se prepara normalmente para entrar em campo.

Se a CBF não responder até sexta-feira, a ideia da Portuguesa é entrar em campo. A equipe não pode ser punida por rejeitar o benefício de uma decisão judicial, mas pode sofrer sanções na esfera esportiva se desistir de atuar.