Topo

CBF não responde, mas presidente confirma que Portuguesa irá a campo

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 17h13

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não se manifestou sobre um pedido da Portuguesa para adiar o primeiro jogo da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. Ainda assim, mesmo com uma liminar que o coloca na primeira divisão, o time do Canindé vai entrar em campo nesta sexta-feira para encarar o Joinville.

“Vai ter jogo, sim. Vamos jogar”, confirmou Ilídio Lico, presidente da Portuguesa, em conversa por telefone com o UOL Esporte.

A Portuguesa foi rebaixada por causa de uma punição referente à última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. O time paulista perdeu quatro pontos por ter escalado o jogador Heverton em empate sem gols contra o Grêmio.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) considerou que Heverton estava em situação irregular. Isso deu início a uma guerra jurídica, e torcedores, entidades de classe, Ministério Público e até a própria Portuguesa recorreram à Justiça Comum para tentar cancelar essa punição.

Na última quinta-feira, a diretoria da Portuguesa descobriu que um torcedor chamado Renato Britto de Azevedo obteve liminar na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo. A decisão da juíza Adaísa Bernardi Isaac Halpern pede que a punição do STJD seja cancelada.

"Em face do exposto, concedo a antecipação de tutela e o faço para suspender os efeitos da decisão proferida pelo STJD em relação à Associação Portuguesa de Desportos, com o reestabelecimento dos quatro pontos que lhe foram retirados", escreveu a juíza.

A CBF chegou a pedir reconsideração, mas o pedido foi negado pela juíza. Portanto, há uma liminar vigente que diz que a Portuguesa deve disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Para não contrariar a decisão judicial, a Portuguesa enviou um pedido à CBF na quinta-feira para que o jogo desta sexta fosse adiado. No entanto, a entidade não respondeu até agora – em parte, o silêncio deve-se ao recesso da instituição para o feriado da Páscoa.

A delegação da Portuguesa viajou para Joinville na última quinta-feira. O presidente Ilídio Lico embarcou na tarde desta sexta. O jogo tem início previsto para 19h30, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.