Topo

Everton Costa fará novos exames e fica fora do Vasco por seis meses

Everton Costa passou mal durante jogo do Vasco e foi retirado de campo desacordado de ambulância - CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Everton Costa passou mal durante jogo do Vasco e foi retirado de campo desacordado de ambulância Imagem: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2014 19h03

Ainda internado em um hospital do Rio de Janeiro, o atacante Everton Costa segue em evolução. No entanto, o Vasco aponta um longo prazo para o retorno do atleta aos gramados. De acordo com a equipe médica que acompanha o caso, o jogador – no melhor dos cenários – ficará seis meses sem treinar para se recuperar totalmente. No momento, Everton deve se concentrar em repousar de forma absoluta para se preparar para nova bateria de exames.

O planejamento do médico Gustavo Gouvea, indicado pelo Vasco para acompanhar o atacante, é observar o quadro de Everton Costa mais uma vez dentro de quatro semanas.

“A programação daqui para frente é repetir um exame em quatro semanas. Se mostrar que regrediu a inflamação, o prognóstico é muito bom. Se o exame mostrar que a área ainda é extensa, o prognóstico fica pior. O tratamento dele é repouso nessa fase e, em quatro semanas, vamos traçar o prognóstico para saber sobre o retorno às atividades profissionais”, comentou o médico.

Em caso de um resultado ruim nos exames, Everton Costa poderá ficar afastado do futebol por um tempo ainda maior. “A inflamação pode se repetir, pois leva semanas para reduzir, mas a chance é de que vá reduzindo ao longo do tempo. Ele está sendo medicado para que isso não aconteça”, relatou Gouvea, que complementou.

“Se regredir totalmente, vai ficar com o coração normal e não terá qualquer restrição no futuro. Se correr tudo bem nos exames, poderá retornar aos treinamentos em seis meses. Antes disso, não", ressaltou o médico.

Após se sentir mal na quarta-feira, durante jogo pela Copa do Brasil, Everton foi levado ao hospital Quinta D'or, em São Cristóvão. Na unidade, ele foi submetido a uma ressonância magnética e ficou diagnosticada uma miocardite (inflamação no músculo cardíaco). A alta prevista para domingo foi inicialmente adiada para a próxima terça-feira.

O atacante passou mal durante a vitória por 1 a 0 sobre o Resende. Ele sofreu uma convulsão com quadro de arritmia cardíaca e precisou deixar São Januário de ambulância.