Topo

Novo vice jurídico da Lusa: briga continua, e time pode não entrar em campo

18.abr.2014 - Jogadores da Portuguesa voltam ao vestiário em Joinville após saírem de campo em razão de ordem judicial - Carlos Junior/Folhapress
18.abr.2014 - Jogadores da Portuguesa voltam ao vestiário em Joinville após saírem de campo em razão de ordem judicial Imagem: Carlos Junior/Folhapress

Pedro Lopes

21/04/2014 15h24

O advogado José Luiz Ferreira de Almeida foi o escolhido para substituir Orlando Cordeiro de Barros na vice-presidência jurídica da Portuguesa. O novo dirigente, porém, não dá sinais de mudar a estratégia em relação ao antecessor, e afirma que o clube seguirá brigando na Justiça por uma vaga na Série A, e pode, inclusive, voltar a não entrar em campo no próximo sábado, pela Série B.

“Vamos seguir com as ações. Pode, a qualquer momento, sair outra liminar. Hoje, estamos na Série B, mas se até sábado houver uma decisão em nosso favor, não entraremos em campo novamente, e estaremos na Série A. Será assim até o fim do campeonato” afirma.

Cordeiro de Barros deixou o cargo na última sexta-feira, após a diretoria do clube contrariar sua orientação e colocar o time em campo contra o Joinville, na estreia na Série B, mesmo com a existência de uma liminar que garantia a Lusa na elite do Brasileirão. A partida durou apenas 17 minutos, e foi interrompida por um oficial de justiça, que fez valer a decisão. Ferreira de Almeida apoia a saída de campo, e não teme punição ou derrota por W.O.

“Como poderiam punir? Decisão judicial não pode ser desrespeitada, a Portuguesa é obrigada a acatar. Se desrespeitar e jogar, pode sofrer outras punições”, diz.

O novo vice jurídico já fez parte da diretoria da Portuguesa, ocupando a vice presidência de marketing. Na última terça-feira, havia deixado o cargo, por discordar com a diretoria sobre as estratégias do departamento. Agora, retorna para assumir o jurídico, que trava guerra judicial contra a CBF para tentar permanecer na Série A do Brasileirão 2014.

A estratégia jurídica da Lusa não deve mudar nos próximos dias. As principais esperanças são duas: na ação que ela própria move, teve liminar em seu favor, mas ela acabou suspensa pela CBF, que recorreu (o recurso ainda será julgado nas próximas semanas); uma decisão final no conflito de competência, em andamento no Superior Tribunal de Justiça, deve ocorrer em breve, e definirá se os processos serão julgados pela Justiça de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

“A decisão do conflito deve acontecer, se não até o fim desta semana, na próxima. Estamos muito otimistas que estes processos irão voltar para sua origem, em São Paulo. E existem muitas ações em andamento, pode ser que surja uma nova liminar em algum momento” afirma.

Por enquanto, a próxima partida da Portuguesa é no sábado, diante do Santa Cruz, no Canindé, pela segunda rodada da Série B.