Topo

Ainda é cedo para prever se Everton Costa voltará ao futebol, diz médico

Everton Costa, de preto, acena para os jornalistas antes de entrar em seu veículo e deixar o hospital - Bruno Braz
Everton Costa, de preto, acena para os jornalistas antes de entrar em seu veículo e deixar o hospital Imagem: Bruno Braz

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/04/2014 06h00

O atacante Everton Costa, do Vasco, venceu sua primeira batalha ao receber alta nesta terça-feira após seis dias internado por conta de uma miocardite (inflamação no coração). O jogador, porém, ainda precisará cumprir outras etapas para saber se poderá retornar a atuar profissionalmente no futebol.

Os médicos que estão cuidando do atleta ainda tratam a situação com cautela, embora haja uma grande dose de otimismo em sua plena recuperação.

“Ainda é cedo para dizer. O quadro de miocardia sempre preocupa, mas ele teve uma evolução bastante boa. A nossa expectativa é a de que ele se recupere totalmente e possa jogar futebol”, informou o cardiologista Gustavo Gouvêa, contratado pelo Vasco para acompanhar o caso.

A miocardite de Everton Costa o fez ter convulsões durante a partida entre Vasco e Resende, no último dia 16, em São Januário, pela Copa do Brasil. O atacante agora fará uma consulta na semana que vem e, dentro de um mês, realizará uma nova ressonância magnética onde já se poderá ter um parâmetro de como será o futuro do jogador.

“Com um mês vamos ter um bom parâmetro para saber como ele vai evoluir dali para frente. Nessa área de miocardite, se na ressonância verificar que melhorou bastante, é muito grande a chance dele retomar a vida normal como atleta”, disse Gouvêa.

Mesmo que após o exame fique constatada uma melhora significativa, Everton só poderá realizar atividades esportivas em seis meses.

Para Gustavo, que também é coordenador da Unidade Coronariana do Hospital São José, no Rio, a miocardite em atletas não chega a ser algo considerado comum, embora ocorra de uma forma muito maior do que muitos imaginam:

“Não é comum, mas é uma situação que se vê com alguma frequência. Às vezes um atleta passa mal em campo e, muitas das vezes, é uma miocardite e a gente nem sabe”.

Após a realização da bateria de exames que o deixou apto a receber alta, os médicos tiveram que explicar detalhadamente para Everton Costa sua situação, pois o mesmo já se sentia em condições de exercer sua profissão novamente.

“Ele ficou satisfeito, muito feliz e quer voltar às atividades o quanto antes. É difícil para um atleta jovem, que não está sentindo nada, aceitar que ainda não pode jogar. É diferente de quando se opera um joelho ou coisa do tipo, por exemplo, que você sente uma restrição. Por ele, se sente bem para jogar agora. Mas ele compreendeu a importância de se ter o máximo de segurança para que depois possa voltar a jogar futebol plenamente”, comentou Gouvêa.

Enquanto se prepara para o longo e rigoroso tratamento, Everton Costa recebe o apoio dos companheiros de Vasco.

“Ficamos meio surpresos. Não esperava a gravidade que foi. Ficamos um pouco tristes porque não sabemos o dia de amanhã. Aconteceu com ele e poderia acontecer com qualquer um. É uma perda grande. Espero que ele possa se recuperar o mais rápido possível porque ele faz muita falta para nós”, declarou o lateral-direito André Rocha.

Everton tem contrato de empréstimo com o Vasco até o fim do ano, mas seu empresário já admitiu que pode prorroga-lo por mais uma temporada com o Cruzmaltino sem custos para o clube.