Topo

Filha de Bob Marley comanda "vaquinha" para mulheres do futebol jamaicano

Do UOL, em São Paulo

23/04/2014 19h12

Com dificuldades financeiras, a seleção feminina da Jamaica vê ameaçada sua participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015, no Canadá. E a federação do país se apoiou no nome de Cedella Marley, ativista e filha de Bob Marley, para organizar uma “vaquinha” na internet e levantar fundos em prol da equipe.

Cedella é a embaixadora da campanha, que está sendo feita pelo site GoFundMe. A meta é arrecadar 750 mil dólares; até agora, pouco mais de 20 mil dólares foram levantados. Cada doação feita até 5.000 dólares será “duplicada” por outra feita pela House of Marley, da família do cantor, desde que a pessoa cite a entidade após confirmar o donativo.

Caso o dinheiro não seja arrecadado, a equipe fica ameaçada de disputar as eliminatórias pela falta de verba para hospedagem e transporte, entre outros custos.

A disputa das eliminatórias começa em maio, envolvendo outros países do Caribe; se a seleção jamaicana passar desta fase, enfrentará outras sete equipes no Campeonato Feminino da Concacaf, em outubro, onde as três melhores se garantem automaticamente na Copa do Mundo. A quarta colocada enfrentará a repescagem contra um sul-americano.

Segundo Cedella Marley, em entrevista ao site Mashable, o apoio à seleção não é importante apenas em termos esportivos, mas também para ajudar a situação dos jovens no país da América Central.

“É uma pena, porque muitas mulheres jovens receberam bolsas escolares para a faculdade baseadas em sua habilidade atlética. Essa educação dá poder não só a elas, mas também para nossa nação como um todo”, afirmou a filha de Bob Marley.

A iniciativa não é inédita nos esportes do país. A seleção masculina de bobsled da Jamaica conseguiu levantar fundos, também com uma vaquinha na internet, para participar dos Jogos Olímpicos de Sochi no início deste ano. Na ocasião, no entanto, o dinheiro requisitado foi menor: 129,9 mil dólares – R$ 308 mil acabaram arrecadados.