Topo

Brasileiro ofusca golaço de Tevez e deixa Benfica em vantagem contra a Juve

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 18h00

Uma das sensações da temporada portuguesa, o brasileiro Lima fez o segundo e decisivo gol do Benfica na primeira partida da semi-final da Liga Europa, contra a Juventus, nesta quinta-feira, em Lisboa, e colocou sua equipe em vantagem para o segundo confronto, na Itália. 

Assim, aos 44 do segundo tempo, Lima salvou o Benfica de um empate em casa, depois de um belo gol do argentino Carlos Tevez, que voltava à equipe de Turim, e marcou em competições europeias depois de cinco anos. A última vez que ele tinha conseguido ir às redes em um campeonato continental, tinha sido em abril de 2009, pelo Manchester City contra o Porto, em 2009.
 
Garay, de cabeça, abriu o placar logo aos dois minutos, aproveitando a empolgação inicial da torcida local que ainda comemora o título português conquistado no último fim de semana. A Juventus, no entanto, foi aos poucos aproveitando a experiência de seu elenco para enfrentar a forte pressão das arquibancadas e equilibrou o jogo. Vendo o crescimento da rival, os portugueses tentaram administrar o resultado inicial apostando em sua defesa durante o restante do segundo tempo. 
 
A Juventus voltou para a segunda etapa mais uma vez tentando pressionar os donos da casa. Aos 10 minutos, Paul Pogba cabeceou bem no canto direito, mas o goleiro brasileiro Artur fez grande defesa para salvar o benfica. 
 
Tevez conseguiu o gol de empate aos 28, em uma bela jogada em que, após receber o cruzamento rasteiro de Pogba, cortou Luisão e Asamoah e chutou forte, sem chance para Artur. O 1 a 1 passava a ser uma boa vantagem para a Juventus decidir em casa, até que Lima, já aos 44, definiu o placar, em uma bomba dentro da grande área, sem chances para Buffon.  Este foi o 18º gol do brasileiro da temporada.  
 
 
Com o 2 a 1, o Benfica, atual vice-campeão da Liga Europa, vai para Turim, para o jogo decisivo do confronto na próxima quinta-feira, precisando apenas de um empate para voltar à decisão.
 
O resultado, porém, também não é dos piores para a Juventus, que tenta chegar à final que será realizada em seu estádio nesta temporada. Com o gol fora, uma vitória simples em casa basta. E o histórico da Velha Senhora motiva ainda mais os torcedores italianos: de cinco oportunidades em que se viu com um placar desfavorável de 2 a 1 no primeiro jogo de uma competição continental, o time de Turim só não conseguiu a virada uma vez, nas quartas da Liga das Campeões de 2005, contra o Liverpool.