Topo

Mudança radical na forma de jogar do Atlético-MG decidiu queda de Autuori

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2014 18h38

A passagem de Paulo Autuori pelo Atlético-MG durou quatro meses e não deixará saudades. O futebol pouco ofensivo e que dava preferência em trabalhar a defesa da equipe não foi bem aceito pela diretoria, jogadores e, muito menos, pelos torcedores.

A postura do time na partida diante do Atlético Nacional, na quarta-feira, pela oitavas de final da Libertadores foi a gota d’água para a queda do comandante. O presidente Alexandre Kalil não aceitou o estilo retrancado do Atlético-MG, que finalizou apenas duas vezes em toda a partida.

De acordo com uma fonte ligada ao Atlético-MG, ouvida pelo UOL Esporte, a grande diferença de armação da equipe, em relação ao posicionamento e estilo de jogos, entre Autuori e Cuca, treinador campeão da Libertadores, foi determinante para a demissão de Autuori.

Jogadores do Atlético-MG chegaram a pedir a Paulo Autuori a mudança na forma de atuar, com a opção por uma forma mais ofensiva de jogar, o que não aconteceu. No papel, o time parecia ofensivo, com Ronaldinho Gaúcho, Tardelli, Jô e Fernandinho ou Guilherme. Mas na prática, o posicionamento era mais fechado. No esquema de Autuori, os laterais pouco subiam ao ataque.

Na quarta-feira, na derrota para o Atlético Nacional, por 1 a 0, com gol sofrido aos 46 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG completou a marca de um gol em cinco jogos. Uma derrota por diferença maior de gols não aconteceu por causa da atuação do goleiro Victor, o destaque do jogo, com pelo menos quatro defesas com grande grau de dificuldade.

Internamente, alguns jogadores já se queixavam desta postura. Logo após o jogo na Colômbia, houve quem tornasse pública a insatisfação. “Tem de arriscar mais, não dá para ficar na defesa, cortando 30 bolas na área e não atacar. Tem de arriscar, sair um pouco mais”, comentou Leandro Donizete.

Outro volante que não se mostrou satisfeito com o rendimento atleticano foi Pierre. “Demoramos demais para encaixar a marcação com a equipe adversária, eles tem um estilo bem diferente, virando a bola de um lado para o outro o jogo todo, um castigo. A gente lamenta muito o fato de ter tomado gol no finalzinho”, comentou o jogador, após a partida e antes da saída de Autuori.