Topo

Liga espanhola absolve Barcelona por suposta fraude no acerto com Neymar

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 12h45

O Barcelona divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (28) em que afirma que o comitê de controle econômico da Liga espanhola (LFP) chegou à conclusão de que não houve qualquer conduta irregular do clube na contratação de Neymar, ex-Santos, no ano passado.

Segundo o clube catalão, a reunião no comitê ocorreu na última quarta e a resolução foi repassada dois dias depois. Nela, a LFP diz que, por parte do Barcelona, não houve conduta que ferisse o regulamento ou o estatuto da liga.

O clube, por sua vez, afirma que tem “total predisposição de continuar informando de maneira transparente sobre qualquer dado relacionado à esta contratação”.

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões). A Justiça espanhola investiga o caso desde dezembro do ano passado.

A polêmica causou a renúncia do ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, que comandou a negociação. O caso envolve também o pai de Neymar, agente do jogador, e o Santos, que dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Em março, o atual presidente do clube, Josep Maria Bartolomeu, admitiu à BBC que o imbróglio sobre a contratação do jogador arranhou a imagem do Barcelona.