Topo

Precisa de Kardec? Zagueiro é segundo mais eficiente no ataque do SP

Antônio Carlos comemora gol no final para o São Paulo - Rubens Chiri/Divulgação São Paulo
Antônio Carlos comemora gol no final para o São Paulo Imagem: Rubens Chiri/Divulgação São Paulo

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 06h00

Se concretizar sua transferência para o São Paulo, Alan Kardec será o oitavo atacante no elenco do clube do Morumbi. Com o técnico Muricy Ramalho utilizando dois ou três jogadores ofensivos no time titular, a vinda do centroavante do Palmeiras é necessária? Do ponto de vista da eficiência, os números mostram que sim.

Neste domingo, o São Paulo arrancou um empate do Cruzeiro com um gol do zagueiro Antônio Carlos, nos minutos finais do jogo. O defensor já havia marcado na estreia, contra o botafogo. Até aí, tudo normal para o zagueiro-artilheiro.

Do elenco são paulino atual, Luis Fabiano é soberano em termos de média de gols por partida com a camisa branca, preta e vermelha: na atual passagem, marca 0,65 gol por jogo. Em segundo lugar? Antônio Carlos.

Marcando, em média, 0,27 gol por jogo, o defensor ocupa o segundo lugar no ranking de eficiência ofensiva em um elenco que conta com sete atacantes. Osvaldo, desde que chegou, tem média de 0,16 gol/jogo. Ademilson aparece com 0,18 gol/jogo. Pabón, contratado para esta temporada, marcou só uma vez em 11 jogos. Os jovens Boschilia e Ewandro entraram pouco em campo.

Pato jogou só quatro vezes com a camisa tricolor, e marcou um gol. Tomando por base seu desempenho pelo Corinthians, chegamos a média de 0,27 gol/jogo, similar a do zagueiro-artilheiro do Morumbi.

Há que se levar em consideração que Luis Fabiano é, dentre as opções ofensivas do São Paulo, o único centroavante de ofício, jogador de área. Também é preciso ressaltar que Antonio Carlos não apresenta números normais para um defensor, e tem uma presença fortíssima nas jogadas aéreas. Isso tudo, porém, não torna menos bizarra colocação do zagueiro no ranking.

E Alan Kardec? Se por um lado o atacante tem rendido muito jogando enfiado dentro da área pelo Palmeiras, já mostrou que atua bem em outras posições: sob o comando de Muricy Ramalho, atuou no meio de campo pelo Santos em diversas ocasiões.

Mais importante do que a versatilidade, é o fato de que Kardec tem excelente poder de definição. No Palmeiras, mostra uma média respeitável de 0,52 gol por jogo. Além de  ser alternativa no meio da área para as ocasiões nas quais o veterano Luis Fabiano precisar ficar de fora, também pode oferecer uma opção de mais finalização no ataque e até no meio de campo.

O estafe de Kardec já se acertou com o São Paulo, que ainda precisa finalizar detalhes com o Benfica. O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, ainda não admite publicamente o acerto, mas a expectativa do lado do jogador é de que a transferência seja finalizada nesta semana.