Topo

Argentina muda fórmula do campeonato e cria espécie de "João Havelange"

Julio Grondona, presidente da AFA, é o principal entusiasta do novo sistema  - Natacha Pisarenko/AP
Julio Grondona, presidente da AFA, é o principal entusiasta do novo sistema Imagem: Natacha Pisarenko/AP

Do UOL, em São Paulo

29/04/2014 20h41

Classificação e Jogos

O Campeonato Argentino vai sofrer uma grande mudança em breve. Nesta terça-feira, a Associação de Futebol Argentino (AFA) aceitou um projeto para uma fórmula de disputa com 30 times. A alteração, prevista já para o segundo semestre de 2014, também mexe no calendário do torneio, que será disputado ao longo de todo o ano. 

A proposta, feita pelo presidente da entidade, Julio Grondona, visa a promoção de 10 equipes da Série B para A. Quem se beneficia diretamente com a situação é o Independiente, que pode voltar para a primeira divisão. A situação é similar a ocorrida no Brasil no ano 2000, quando foi criada a Copa João Havelange, que colocou 116 clubes na mesma competição. 

A nova fórmula prevê um turno único no sistema de todos contra todos. No entanto, os clássicos, como Boca Juniors x River Plate, seriam disputados duas vezes por ano. Outra mudança é que o Campeonato Argentino terá apenas um campeão por torneio, o que não acontece no país desde 1985.

A classificação para a Libertadores também ficou mais “complicada”. Entram na edição 2016 o campeão argentino, o vencedor da Copa da Argentinam o melhor do país na Sul-Americana e duas equipes provenientes de um torneio à parte, disputado até o 22º colocado.

Para a Sul-Americana se classificam o campeão da Supercopa da Argentina e outros cinco classificados da tal disputa à parte, algo similar ao Torneio do Interior do Campeonato Paulista.