Topo

Ex-Cruzeiro comemora gols na China comendo banana em apoio a Daniel Alves

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 13h09

O brasileiro Anselmo Ramon, ex-Cruzeiro, foi o grande destaque da vitória do Hangzhou Greentown por 2 a 0 sobre o Tianjin Teda, no Campeonato Chinês, não só por ter marcado os dois gols da partida. Após balançar as redes, o jogador comemorou comendo uma banana.

O gesto foi uma manifestação de apoio à campanha #somostodosmacacos, lançada por Neymar após o companheiro de Barcelona, Daniel Alves, sofrer um ato racista no Campeonato Espanhol, no último domingo, na vitória do clube catalão por 3 a 2 sobre o Villarreal.

Na ocasião, um torcedor do Villarreal atirou uma banana em direção ao lateral brasileiro. Daniel Alves pegou a fruta e comeu, em protesto contra o gesto racista.

O torcedor, que foi banido do estádio do Villarreal, foi preso nesta quarta-feira e liberado pela polícia espanhola após prestar depoimento. Ele ficará "em liberdade com encargos" enquanto o juiz do processo decide se dará seguimento ou arquivará o caso. Se for declarado culpado, poderá pegar até 3 anos de prisão.

Logo após o jogo, Neymar lançou em sua conta no Instagram a expressão "#TodosSomosMacacos" como forma de lutar contra o racismo e dar  apoio para Daniel Alves. Jogadores e celebridades de todo o mundo participaram da campanha enviando imagens em que aparecem com uma banana.