Topo

Conmebol fará torneio nos EUA para comemorar centenário da entidade

Arévalo Rios carrega a taça da Copa América de 2011, conquistada pelo Uruguai após derrotar o Paraguai por 3 a 0. Milhares de torcedores foram ao estádio Centenário, em Montevidéu - Victoria Rodríguez/EFE
Arévalo Rios carrega a taça da Copa América de 2011, conquistada pelo Uruguai após derrotar o Paraguai por 3 a 0. Milhares de torcedores foram ao estádio Centenário, em Montevidéu Imagem: Victoria Rodríguez/EFE

Do UOL, em São Paulo

01/05/2014 14h08

A Conmebol é a Confederação Sul-Americana de Futebol. E sabe onde vai ser comemorado o centésimo aniversário da entidade? Nos Estados Unidos. É lá que vai ser realizado em 2016 um torneio especial entre 16 seleções do continente americano.

A competição envolverá os dez filiados à Conmebol (com o Brasil). Os outros participantes serão Estados Unidos, México e outros quatro países ainda não anunciados da Concacaf, entidade que reúne as federações de futebol das Américas Central e do Norte.

A Copa América Centenário será organizada em parceria por Conmebol e Concacaf. A competição será o maior evento futebolístico nos Estados Unidos desde 1994, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.

O calendário da Copa América Centenário não tem relação com o da Copa América, que já é realizada pela Conmebol a cada quatro anos. A última edição do evento sul-americano aconteceu em 2011, na Argentina, e a próxima será em 2015, no Chile.