Topo

Sevilla vai à final da Liga Europa, e Espanha pode dominar futebol europeu

Do UOL, em São Paulo

01/05/2014 18h01

A decisão da Liga Europa no dia 14 de maio terá o duelo ibérico entre Benfica e Sevilla, na Arena Juventus, em Turim. A Juve fracassou ao tentar decidir o torneio continental em seus domínios ao empatar sem gols com o time português nesta quinta-feira. Já o Sevilla perdeu para o Valencia por 3 a 1, mas avançou pelo gol fora de casa, marcado por Mbia aos 48min do segundo tempo.

A tarefa do Benfica, atual vice-campeão da competição, agora será impedir que o futebol espanhol faça ‘barba e bigode’ no continente.

Real Madrid e Atlético de Madri farão o esperado clássico da capital espanhola na final da Liga dos Campeões no dia 24 de maio, em Lisboa.

E ainda vale lembrar que a Espanha é atual bicampeã da Eurocopa e também detém o título mundial.

Para chegar a final, o Benfica teve que segurar a pressão da Juventus no duelo desta quinta. Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, em Portugal, um empate sem gols servia. E foi o que aconteceu. 

Apoiada pela torcida que lotou a Arena Juventus na esperança de ver seu time jogar a final em casa, a Juventus fez de tudo para tentar marcar o gol da classificação, mas esbarrou nos erros de finalização dos seus jogadores. E quando a bola tinha o endereço do gol, o zagueiro brasileiro Luisão tirou em cima da linha.

A pressão ficou ainda maior depois da expulsão de Enzo Perez. O time da casa deve mais de 20 minutos para marcar o tento salvador, mas fracassou.

Na Espanha, o Valencia conseguiu ainda no primeiro tempo acabar com a vantagem obtida pelo Sevilla, que venceu o jogo de ida por 2 a 0. O meia Feghouli marcou aos 13min e o brasileiro Jonas ampliou aos 25min com uma bela cabeçada.

Muito melhor em campo contra um rival amedrontado, os donos casa chegaram ao terceiro gol com Mathieu aos 24min da etapa final, para festa da torcida.

Porém, de nada serviu o domínio do jogo inteiro. A festa virou lamentação quando Mbia cabeceou aos 48min para gol salvador e colocar o Sevilla na decisão.