Topo

Uefa ameaça 9 clubes por fair play financeiro; PSG e City estariam na lista

Lucas foi um dos jogadores contratados pelo PSG com dinheiro do Qatar - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Lucas foi um dos jogadores contratados pelo PSG com dinheiro do Qatar Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

02/05/2014 18h14

Nove times estão sendo investigados pela Uefa por descumprirem as regras de "fair play" financeiro da órgão de futebol europeu. Os times da lista não foram revelados, mas, segundo o jornal britânico Guardian, acredita-se que Manchester City e Paris Santi-Germain podem ser punidos.

Representantes desses nove clubes se reuniram entre quinta e sexta-feira (01 e 02) com os investigadores do Comitê de Controle Financeiro dos Clubes da Uefa. 

As regras do futebol europeu impedem prejuízos de mais de 45 milhões de euros num período de dois anos. Não são computados os valores gastos com investimentos em infraestrutura ou pagamento de contratos anteriores ao período em questão.

Os clubes estão sendo investigados pelas temporadas de 2011-12 e 2012-13. Mesmo que sejam condenados, ainda é possível recurso. Ainda não foi divulgada nenhuma possível sanção a ser aplicada nesses casos. As punições previstas, no entanto, costumam ser: advertência, multas ou limitações no número de jogadores ou na folha de pagamento, em competições europeias.

Ainda segundo o Guardian, o técnico do Arsenal, Arsène Wenger ligou para a Uefa nesta sexta-feira cobrando medidas contra a falta de "fair play" financeiro. 

"Uma das regras é que normalmente você deveria ser banido por excesso de montante financeiro não justificado, que se você tiver 100 milhões de libras acima do justificado, você deveria ser punido em 100 milhões de libras na folha de pagamentos na Liga dos Campeões", disse Wenger.

City e PSG são considerados como possíveis alvos de punição por seus patrocínios da Etihad e da Autoridade de Turismo do Qatar, respectivamente.

Recentemente, o Barcelona também foi punido, mas pela Fifa, por contratar jogadores com menos de 18 anos, de forma irregular, mas recorreu e a medida foi suspensa.