Topo

Palmeiras perde quase um terço dos gols com saída de Alan Kardec

Do UOL, em São Paulo

03/05/2014 06h00

O Palmeiras vai perder Alan Kardec para o São Paulo e, com ele, aquilo que significa quase um terço dos gols marcados pela equipe nesta temporada. Vice-artilheiro do Paulistão – só perdeu para Luis Fabiano – Kardec já fez dez gols nessa temporada, parcela significativa dos 34 marcados ao todo pelo time de Gilson Kleina. É o artilheiro da equipe. Agora, o treinador tenta encontrar solução provisória enquanto procura, no mercado, quem substitua o goleador.

Kleina deixou claro nesta sexta-feira que não vê o reforço Henrique, que disputou o Paulistão pela Portuguesa, como substituto de Kardec. O técnico afirmou que via a contratação como alternativa para jogar ao lado ou para ser suplente de Kardec, em possíveis desfalques. O número expressivo de gols que representa a parcela de Kardec preocupa, pois não há no elenco quem já tenha mostrado tamanha capacidade como goleador.

Como a comissão técnica já havia apontado, o objetivo é conseguir a contratação de pelo menos dois atacantes. Kleina admitiu que um dos desejados pelo Palmeiras é o argentino Lucas Pratto, dupla de Mauro Zárate no setor ofensivo do Vélez Sársfield, eliminado mais cedo do que o que se imaginava na Copa Liberadores.

Sobre Pratto, Kleina afirmou que espera o início das negociações para saber se o jogador aceitaria se enquadrar no modelo de contrato por produtividade, que afastou Kardec após acerto inicial pela renovação.

“É um jogador que fez um grande campeonato argentino pelo Vélez. Na Libertadores também chama atenção. Vélez é parecido com a postura do Palmeiras. Piatti é o meia, e ele [Pratto] fazendo função de área. Fundamento da bola aérea, parede, jovem, tem potencial de se destacar no Brasil. É um dos nomes. Primeiro precisamos entender se essa característica técnica cabe, e depois vem o valor comercial”, falou Kleina.

O São Paulo chegou a iniciar conversas com o Vélez por Pratto, ainda nos últimos meses da gestão de Juvenal Juvêncio. As conversas não avançaram porque o clube argentino afirmou que só venderia o jogador após a participação na Libertadores. Agora, depois da contratação de Kardec, ele fica distante do Morumbi, mas pode acabar no Palestra Itália.

““Monitoramos, vi esse jogador e chamou atenção. Sul-americanos tem característica diferente, abastece muito a Europa. Todo grande jogador interessa a esse clube. Queremos, com Henrique e Miguel, um jogador mais experiente para vestir a camisa do Palmeiras. O que der certo, vamos monitorar e quem vier vamos trabalhar”, concluiu Kleina, sobre a necessidade de alternativas mais experientes.