Topo

Deputados anunciam comissão contra violência de torcidas

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

06/05/2014 16h55

A Câmara dos Deputados irá criar uma comissão especial para debater e sugerir um projeto de lei que combata a violência das torcidas de futebol. De acordo com o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), presidente da comissão especial criada na Casa para aprovar um projeto de renegociação da dívida dos clubes de futebol, a decisão foi tomada na sexta-feira (2) pelos parlamentares integrantes do grupo após um torcedor ser assassinado em frente ao estádio do Arruda, no Recife, após o jogo entre Santa Cruz e Paraná Clube pela série B do Brasileirão.

Torcedores do Santa Cruz arremessaram duas privadas de um andar superior do estádio em cima de torcedores do Paraná que saiam da arena. Uma pessoa morreu, pelo menos mais uma ficou ferida e um suspeito foi preso nesta segunda-feira (5) pela polícia pernambucana. "Temos que apresentar uma sugestão muito forâneo sentido de dar uma resposta a esse tipo de ocorrência", afirmou o deputado ao lembrar outras brigas de torcida que frequentaram o noticiário esportivo brasileiro recentemente.

Na verdade, o que será feito é a manutenção da comissão que discute a dívida dos times de futebol após o projeto de lei ser aprovado. "Já conversamos com o presidente da Câmara [Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)] e temos o apoio dele para estender os trabalhos para este e outros temas", afirma Arantes. 

De acordo com o deputado, a comissão também irá debater outros assuntos relativos ao futebol brasileiro, como as relações trabalhistas dos jogadores de futebol com os clubes. 

A expectativa de parte dos deputados comissão, representantes do Ministério do Esporte, cartolas de clubes e representantes da CBF é que o texto que parcela os cerca de R$ 4 bilhões em dívidas dos times com o governo federal em 25 anos seja aprovado até o início da noite desta terça-feira (6).