Topo

Time francês anuncia nova treinadora e quer "ser visto mundialmente"

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 13h42

O Clermont Foot, clube da segunda divisão francesa, anunciou nesta quarta-feira que uma mulher assumirá o cargo de treinadora da equipe. Trata-se da portuguesa Helena Costa, a qual fez parte da comissão técnica da base do Benfica.

“O Clermont Foot 63 escolheu como novo treinador Helena Costa. A nomeação permitirá que o clube entre em uma nova era , anunciou o clube francês.

O presidente acredita nas qualidades da treinadora, mas também ressalta que o fato de ter uma técnica chamará a atenção do mundo inteiro para o Clermont.

“Quem é do futebol se surpreendeu, mas há muitas mulheres  que dirigem empresas e a política. Quando decidi por Régis Brouard e Michel Der Zakarian como treinadores, me pediram as razoes da minha escolha e respondi que era instinto. Agora não mudei de opinião e nem de método”, disse o presidente do clube, Claude Michy.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, gostou da notícia. "Parabéns para Helena e ao Clermont. Grande notícia para as mulheres no futebol de hoje" , disse Blatter em seu Twitter. 

Helena Costa, 36 anos, foi integrante da comissão técnica das categorias de base do Benfica e já foi olheira de times como o Celtic (Escócia) e de equipes da Espanha e de Portugal. Além disso, ela foi treinadora das seleções femininas do Qatar (2010-2012) e Irã(2012-2014).