Topo

O impasse entre Muricy e Cotia: bronca em Boschilia incomoda diretoria

Guilherme Palenzuela e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

13/05/2014 06h00

A bronca pública do técnico Muricy Ramalho no jovem meia Gabriel Boschilia, de 18 anos, serviu para mostrar que ainda existe a rusga entre o treinador e o trabalho feito nas categorias de base do clube. Não pela reclamação pública, ainda no gramado, segundos após o apito final. Mas pelo discurso de Muricy depois da partida, dizendo que “aqui não é Cotia”. A declaração e a bronca em Boschilia incomodaram a diretoria, que reprovou a atitude e teme que isso atrapalhe o desenvolvimento dos jovens atletas.

A cúpula do São Paulo espera que Muricy repense o comportamento. O vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro conversaria com o treinador a respeito do caso nesta terça-feira. A ordem era levar as impressões do técnico para o presidente Carlos Miguel Aidar.

As preocupações são distintas. Muricy toca num vespeiro ao resgatar a crítica a Cotia, tão presente entre 2006 e 2009 e ausente desde o retorno do técnico, em outubro de 2013. A diretoria avalia que o “aqui não é Cotia” desmerece todo o trabalho feito na base, que é considerada pelo clube como o grande diferencial entre o São Paulo e seus rivais. É tanta a importância do centro de formação de jogadores que o ex-presidente Juvenal Juvêncio se tornou o diretor de futebol amador, responsável pela base, após ser sucedido por Aidar.

Na declaração, Muricy ainda falou que os jogadores recém promovidos da base demonstram falta de concentração, o que reforça a insatisfação dos dirigentes: "Aqui não é juvenil, não é amador, é profissional! [...]Aqui não é Cotia, não. Ele não está em Cotia! O negócio aqui é grande. Não pode entrar tão desligado. A bola está lá e ele está em cima do Pabón fazendo o quê? Os meninos que saem de lá precisam estar mais concentrados, não pode entrar mais ou menos. Tem de ser ligado", falou o treinador na Arena Barueri, domingo. Se o que foi dito na entrevista coletiva desmerece o trabalho, a bronca filmada pelas câmeras, para a diretoria, inibe a evolução de outros jogadores.

“Pisou na bola”, disse um importante dirigente do São Paulo sobre a postura de Muricy. O temor é que outros jovens se afetem pela bronca pública. Um ano e meio depois de vender Lucas ao Paris Saint-Germain (FRA) por R$ 116 milhões, o São Paulo é o clube que mais levou convocados à seleção brasileira sub-21 que disputará o Torneio de Toulon, na França, nas próximas semanas. Os sub-21 de 2014 formam a base da seleção sub-23, de 2016, que disputará os Jogos Olímpicos no Brasil. O zagueiro Rodrigo Caio, o lateral Auro, o meia Lucas Evangelista e o atacante Ademilson foram convocados.

O São Paulo, historicamente, trata com muito zelo os jogadores revelados em Cotia – comportamento intensificado por Juvenal Juvêncio entre 2006 e 2014. A avaliação é que atualmente o clube tem uma das melhores safras de jovens jogadores entre os profissionais. Além dos quatro convocados para a seleção sub-21 e do próprio Boschilia, o zagueiro Lucão, o atacante Ewandro e até o goleiro Lucas Perri são vistos como jogadores de imenso potencial e que poderiam ser desperdiçados por um treinador que pode, mais uma vez, não olhar o trabalho da base com bons olhos.

Incomoda, também, que Muricy só cobre os jogadores mais novos e menos experientes, como Boschilia e Ademilson – este frequentemente criticado pelo técnico pelos erros de finalização – e não faça as mesmas reclamações públicas em casos como os períodos de seca de Paulo Henrique Ganso ou erros de outros atletas mais velhos, como Luis Fabiano e Alvaro Pereira.  

Apesar das ressalvas colocadas pelo comportamento de Muricy no tratamento a Boschilia, a diretoria do São Paulo mantém o discurso de Aidar: o treinador só deixará o clube se quiser e jamais será demitido. As palavras foram ditas pelo presidente desde o início de sua campanha presidencial e são repetidas até agora.

7 JOVENS QUE MURICY NÃO APROVEITOU. E ESTOURARAM...

Marco Antônio

Marco Antônio - Grêmio - AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES - AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES
Imagem: AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES

Meia começou a temporada de 2005 como titular do São Paulo, mas acabou perdendo espaço para Danilo. Foi emprestado ao Santo André e dispensado quando voltou, com 21 anos, em janeiro de 2006, em meio à montagem do primeiro time de Muricy Ramalho ao assumir o clube campeão mundial. Passou por Juventude, Sport, Criciúma e Vitória antes de chegar à Portuguesa e ao Grêmio, onde viveu os melhores momentos da carreira. Hoje atua no Figueirense.

Rafinha

Rafinha Coritiba - Site oficial do Coritiba - Site oficial do Coritiba
Imagem: Site oficial do Coritiba

Contratado pelo São Paulo após impressionar nas categorias de base da Portuguesa, poderia ter sido usado por Muricy Ramalho em todas as temporadas entre 2006 e 2009. Mas isso nunca aconteceu. Foi emprestado ao Grêmio em 2006, com 22 anos, e passou por São Caetano, Goiás e Paraná, ainda emprestado, até chegar ao Coritiba, em 2010, quando fez sua melhor temporada. Quando o São Paulo o quis de volta após o empréstimo, ele assinou com o Coritiba e saiu de graça. Depois, Palmeiras e Atlético-MG tentaram sua contratação, sem sucesso. Hoje atua no Al-Shabab (EAU).

Diego Tardelli

Tardelli Atlético-MG - PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO - PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Atacante revelado pelo São Paulo também não cativou Muricy. Após voltar de empréstimo ao Real Betis (ESP), em 2006, teve mais dois empréstimos permitidos: foi para o São Caetano e, depois, para o PSV Eindhoven (HOL). Quando voltou, no segundo semestre de 2007, com 22 anos, foi reintegrado ao elenco que conquistou o Brasileirão. No fim da temporada, no entanto, foi descartado e negociado com o Flamengo. Depois do rubro-negro carioca, Tardelli sairia para o Atlético-MG e chegaria à seleção brasileira.

Oscar

Oscar Chelsea - AP Photo/Tom Hevezi - AP Photo/Tom Hevezi
Imagem: AP Photo/Tom Hevezi

Foi talvez aquele que mais rendeu críticas a Muricy por não ser escalado com frequência, e era o mais jovem de todos os casos. Teve raras oportunidades entre 2008 e o fim de 2009, quando, com 19 anos, acionou a Justiça para se transferir ao Internacional e jogar constantemente. Hoje joga no Chelsea (ING) e é titular da seleção brasileira.

Hernane

Hernane Flamengo - Alexandre Vidal/Fla Imagem - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

O Brocador, hoje referência do Flamengo, passou anos na categoria de base do São Paulo sem ser utilizado. Muricy podia ter utilizado o atacante desde 2007, mas ele nunca chegou aos profissionais. Foi emprestado a clubes menores até se destacar em 2012, pelo Mogi Mirim, um ano depois de sair do São Paulo.

Geuvânio

Geuvânio Santos - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Descartado por Muricy Ramalho no Santos, o atacante virou joia de Oswaldo de Oliveira ótima campanha da primeira fase do Paulistão de 2014. Com o treinador do São Paulo, foi emprestado ao Penapolense e teve sua venda permitida.

Felipe Anderson

Felipe Anderson - AP Photo/Alik Keplicz - AP Photo/Alik Keplicz
Imagem: AP Photo/Alik Keplicz

Por vezes criticado por Muricy Ramalho, chegou a ser chamado de “projeto de jogador”. Apesar de ser utilizado no Santos, convivia com as ressalvas de Muricy. Hoje joga na Lazio (ITA).