Topo

Saiba como a Itália pode fazer o Flu ganhar dinheiro e visibilidade na Copa

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2014 06h00

O Fluminense terá um reforço de caixa importante com o amistoso contra a Itália no dia 8 de junho, em Volta Redonda, uma semana antes da Copa do Mundo. Com ingressos entre R$ 100 e R$ 150, o Tricolor terá direito a metade de toda a receita arrecadada com o jogo. A partida será um dos testes da seleção italiana para o Mundial, e se espera que os 20 mil lugares do estádio estejam ocupados.

A receita movimentará o caixa tricolor em um momento onde a diminuição da receita com bilheteria seria algo natural. O confronto com a Itália também servirá para valorizar o plano de sócios do Fluminense, já que os inscritos no programa terão prioridade na compra dos bilhetes. A expectativa é que a vontade de ver grandes estrelas do futebol mundial enfrentando o time das Laranjeiras ao vivo atraia novos associados ao clube.

Além do ganho financeiro, o Fluminense visualiza a possibilidade de divulgar sua imagem no exterior, uma vez que o amistoso às vésperas da Copa do Mundo deve atrair alguma atenção da mídia internacional. Expandir a marca do time das Laranjeiras para outros países é um dos planos centrais da gestão do presidente Peter Siemsen desde que assumiu o cargo, em 2011.

Mas a vinda da seleção europeia para a Copa do Mundo não será só de boas notícias para o Tricolor. O time carioca pretendia deixar o Rio de Janeiro para realizar uma intertemporada, mas tem sido atrapalhado justamente pela presença das equipes que disputarão a maior competição do futebol mundial.

A dificuldade acontece porque os principais centros de treinamento próximos ao Rio de Janeiro estão reservados para o período da Copa do Mundo. A seleção italiana, inclusive, fechou o resort em Mangaratiba, cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro, onde o Fluminense realizou a sua última pré-temporada e que seria uma das principais opções para os treinos em junho.

O plano do Fluminense para o período da Copa do Mundo era dar uma semana de folga para seus jogadores após o amistoso com a seleção italiana e, depois, realizar sete dias de treinamento em um local fora do Rio de Janeiro. Com a dificuldade de encontrar um CT para cumprir a programação, a tendência é que o Tricolor fique restrito aos trabalhos nas Laranjeiras, algo que o clube costuma evitar.

A permanência no Rio de Janeiro não é vista como ideal pelo Fluminense por causar o desgaste do gramado das Laranjeiras, que se encontra em bom estado após sofrer críticas inclusive de jogadores por anos. O campo, no entanto, tem resistido bem à carga de treinos aplicadas pelo time semanalmente.

O Fluminense ficará sem jogos oficiais entre o dia 31 de maio, quando disputa a nona rodada do Campeonato Brasileiro contra o Internacional, e o dia 16 de julho, quando encara o Criciúma fora de casa, na jornada seguinte da competição nacional.