Topo

Homem forte da Premier League escapa de punição por emails machistas

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 17h46

O chefe-executivo da Premier League, Richard Scudamore, não perderá o seu cargo como principal mandatário da liga, apesar da pressão por demissão após ser revelado que ele fez comentários sexistas em emails vazados por uma ex-assistente pessoal.

Nesta segunda-feira, o conselho executivo da Premier League absolveu o dirigente de 54 anos, informando que ele já havia se desculpado.

"As respostas de muitas mulheres empregadas na Premier League, além de amplas consultas com os outras partes, estabeleceram que não há clima de desrespeito às mulheres no local de trabalho da organização", disse o comunicado da organização que rege a divisão de elite do Campeonato Inglês.

Consultados sobre o caso, todos os atuais clubes da Premier League apoiaram e reconheceram os bons serviços prestado pelo dirigente ao longo de 15 anos comandando a principal liga inglesa.

Scudamore, que está a frente da Premier League desde 1999, enviou e-mails pessoais com termos depreciativos em relação a mulheres, algumas das quais colegas de trabalho, com comentários com insinuações sexuais e piadas sobre a "irracionalidade feminina".

As mensagens foram vazadas por uma ex-funcionária do dirigente e acabaram divulgados na imprensa britânica, gerando grande repercussão no país.

A goleira da seleção inglesa de futebol, Rachel Brown-Finnis, classificou os emails como um "insulto a todas as mulheres". Até o primeiro-ministro David Cameron comentou, em entrevista à BBC Radio 5, que um membro de seu gabinete não sobreviveria se admitisse ter enviado emails sexistas.