Topo

Osmar de Oliveira já conversa e tem melhora animadora, dizem amigos

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 11h21

Os amigos que visitaram o narrador e comentarista Osmar de Oliveira, 70 anos, ficaram animados com o que viram e dizem acreditar que ele teve uma melhora importante. O profissional da Rede Bandeirantes passou por cirurgia de retirada do tumor na terça. No dia seguinte, foi necessária outra intervenção cirúrgica emergencial.

Osmar de Oliveira, conhecido como Doutor Osmar, permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital AC Camargo, na Liberdade, em São Paulo. No domingo, ele foi visitado pelos amigos e médicos Joaquim Grava e Marco Aurélio Cunha. Ambos não quiseram dar detalhes clínicos por uma questão ética, mas destacaram a boa impressão no contato e que até conversaram com o narrador.

“Eu fui lá ontem na UTI e ele melhorou um pouco. Foi uma melhora importante, satisfatória. Ele já me reconheceu. Foi animador pelo estado que ele estava, ele já conversou e melhorou, graças a Deus”, falou Grava, ao UOL Esporte.

“Ele melhorou e está evoluindo.  Está em uma curva ascendente, passou o quadro crítico e com suporte clinico, na minha opinião, ele vai sair dessa. Ele está conversando com a lentidão de um paciente pós operado e que está sendo reavaliado. É um paciente que inspira cuidados ainda, mas está evoluindo e tem uma expectativa positiva”, endossou Cunha.

“Claro que depois de uma operação é um período chato, que ainda está medicado e inspira cuidados. Mas cada dia ele tem um percentual de melhora importante”, continuou.

Cunha diz que em função do processo de recuperação, as conversas, apesar de animadoras, foram curtas e triviais. “Pela situação que se encontra ele não tem disposição de bater papo. Mas ele fala direitinho, coisas como ´que bom que você veio, quero logo sair daqui´. Falamos sobre o título do Atlético de Madri. Ele responde de forma precisa, sem dúvida.”

Também amigo de Doutor Osmar, o apresentador Milton Neves também demonstrou animação. "O Dr. Osmar sempre teve 5 excessos: o caráter, a competência, a lealdade, o corintianismo e o cigarro. Este tem sido o problema de um bom homem. Mas de sábado pra domingo a coisa melhorou."

O hospital AC Camargo foi procurado para informações oficiais sobre o quadro clínico de Doutor Osmar, mas informou que não tem como procedimento divulgar boletins médicos de seus pacientes. O UOL Esporte procurou a família de Osmar Oliveira, mas não conseguiu entrar em contato.

Doutor Osmar passou por susto em julho de 2013, quando sofreu infarto. Na ocasião, ele foi submetido a cateterismo. Corintiano roxo, Osmar "culpou" o árbitro Carlos Amarilla pela internação do ano passado. Amarilla havia apitado jogo em que o Corinthians foi eliminado da Libertadores frente ao Boca Juniors. O juiz teve atuação polêmica.

Paralelamente à vida como comentarista e narrador, Osmar também atua como médico ortopedista. Osmar é formado em Jornalismo e Medicina. Ele dá nome ao Instituto Osmar de Oliveira, que fica em São Paulo, voltado ao atendimento em ortopedia, fisioterapia e medicina esportiva.

Osmar trabalhou no departamento médico do Corinthians, além de passagem pelo São Bento. Na TV, o comentarista trabalhou na Rede Globo no início dos anos 80. Ele também já trabalhou na equipe de esporte da Record e SBT. Na Band, ele exerce a função de comentarista desde 2007, em sua segunda passagem pela emissora paulista.

Recentemente, a Bandeirantes perdeu Luciano do Valle, que faleceu em virtude de infarto. Do Valle seria o principal narrador da Band para o Mundial. Oliveira Andrade foi escolhido pela emissora paulista para substituir Do Valle.