Topo

Gareca impressiona cúpula com simpatia e vontade de entender Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

24/05/2014 06h01

Ricardo Gareca deixou uma ótima impressão na diretoria do Palmeiras nos dois primeiros dias em que esteve como funcionário do clube. O argentino não poupou esforços para se comunicar com cada um que trabalha na Academia de Futebol, desde o funcionário do gramado até os assessores de imprensa. Esteve, inclusive, reunido com sócios-torcedores premiados para um evento especial.

Na sexta-feira, não esteve no gramado, participou de várias reuniões e encontros no Centro de Treinamento, trocou ideias com dirigentes e impressionou pela simpatia e pelo esforço de conhecer a história palmeirense.

No dia em que assinou o contrato, ele já havia dado uma volta nas instalações palmeirenses e bateu papo com alguns jogadores que por ali estavam, os que não foram relacionados para o jogo diante do Figueirense.

Depois de se apresentar à imprensa, deixou a cargo de seu preparador físico, Nestor Bonilla, acompanhar o treino. Nada além de uma observação à distância e algumas conversas com a nutricionista e com os auxiliares da preparação física. Como manda o protocolo de Gareca, com muita calma.

Tudo porque a comissão técnica não quer ter pressa. Por dois motivos. Vai se adaptar ao estilo de futebol brasileiro e ao jeito de treinar por aqui. O outro: não quer impor alguma mudança brusca que possa estragar o bom ambiente que vem desde os tempos de Gilson Kleina e é mantido até agora. 

Até por isso, o treinador pediu um mês para apenas observar a tudo o que o Palmeiras vai fazer nos próximos e tem feito nos últimos jogos. Pisar no gramado só depois da Copa do Mundo, diante do Santos. Comandar, para valer, um treinamento, só depois das pequenas férias que os atletas terão, entre os dias 02 e 13 de junho. 

A atitude também deixa clara a confiança que tem em Alberto Valentim, interino que será fundamental no período de transição. Ele tem quatro jogos, com quatro vitórias, sete gols marcados e nenhum sofrido. 

Na sua primeira entrevista, Gareca deixou claro que fará de tudo para se adaptar ao Palmeiras. “A história do Palmeiras é muito maior que a minha. Eu vou trabalhar para se adaptar ao Palmeiras e não fazer o Palmeiras se adaptar a mim”, disse ele.

“Eu estou conhecendo tudo o que tem o Palmeiras, lembro de algumas coisas como espectador, da época que eu era jogador e, depois, de quando foi campeão com o Felipão (em 1999). Agora, estou entendendo tudo o que é o Palmeiras. Quando voltar das férias, não vou querer desculpa de nada, já vou conhecer tudo isso daqui”, completou. 

Na conversa sobre reforços, Gareca realmente informou comentou sobre Lucas Pratto e Fernanto Tobio. O primeiro dificilmente chegará se nenhum investidor aparecer. O Palmeiras não trabalha com a chance de gastar mais de R$ 10 milhões para contratar o jogador. Já no caso do segundo atleta, há a chance de contratá-lo, porque ele fica sem vínculo no fim de junho. O problema é a concorrência do exterior.

Diego Milito, argentino que ganhou destaque na Internazionale de Milão, está praticamente descartado.