Topo

Jogadores brasileiros são fãs de SUVs; estrangeiros gostam de esportivos

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 06h00

A diferença entre jogadores que atuam no Brasil e no exterior não fica apenas dentro de campo. Fora das quatro linhas os atletas também mostram gostos bem diferentes. Um levantamento exclusivo feito pelo UOL Esporte com mais de 200 jogadores indica que os atletas que jogam no Brasil são fãs de SUVs,enquanto quem atua no exterior prefere os modelos mais esportivos. 

Entre as marcas mais comuns dos atletas das principais equipes nacionais estão Land Rover e Hyundai, com modelos grandes e espaçosos como a Evoque, Santa Fé e Vera Cruz. Até mesmo entre aqueles que andam de BMW e Porsche preferem as versões que seguem este estilo, como a X6 ou Cayenne. 

Os jogadores que estão no Brasil acabam mostrando, no geral, um gosto mais ligado à funcionalidade do veículo, procurando conforto para a família, e que bate em um certo teto financeiro. As Land Rovers custam, em média, entre R$ 260 mil e R$ 310 mil. Já as Porsches valem um pouco mais, a partir de R$ 350 mil. 
 
A lista das principais estrelas que jogam na Europa, no entanto, é um pouco diferente. A marca mais comum é a Audi, muito por conta de patrocínios e acordos comerciais, principalmente nos principais times espanhóis (Real Madrid, Atlético de Madri e Barcelona). Existem SUVs também, claro, e muitas. A Q7 é bastante popular entre os jogadores. Cayene e Panamera, assim como no Brasil, também estão fortes na preferência. Mas as versões esportivas, como o RS6, e o superesportivo da Audi, o R8, são as favoritas. 
 
Os jogadores que atuam na Inglaterra ainda investem em algumas marcas locais que talvez não sejam muito conhecidas por sua esportividade, mas que possuem modelos potentes, como a Bentley e o seu o Continental GT, que esbanja classe, aposta no conforto, e arrepia com seus mais de 570 cavalos e 318 km/h de velocidade final. A Aston Martin também é bastante valorizada pelos atletas que jogam na ilha. No Chelsea, por exemplo, são três: as DB9 de Fernando Torres e Frank Lampard, e a One-77, de 750 cavalos e com máxima divulgada de 354 km/h, que pertence a Samuel Eto'o. 
 
 
No Manchester United, os jogadores gostam de Lamborghini. Wayne Rooney, Patrice Evra, Luis Nani, Rio Ferdinand e David de Gea estão na lista de proprietários de Gallardo, superesportivo de 550 cavalos e que, segundo a fábrica italiana, alcança os 320 km/h. 
 
No Brasil, quem chega mais perto deste estilo, com um gosto que aposta mais no desempenho esportivo de seu carro, é o meia Carlos Eduardo, ex-Flamengo, que anda pelo Rio de Janeiro com uma Mercedes-Benz SLS, modelo conhecido pelas suas portes ao estilo “asa de gaivota” e que tem mais de 570 cavalos.