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Portuguesa inicia campanha para trocar de nome, mas paralisa votação

Técnico Marcelo Veiga comanda treino da Portuguesa - Moisés Nascimento/Site oficial da Portuguesa
Técnico Marcelo Veiga comanda treino da Portuguesa Imagem: Moisés Nascimento/Site oficial da Portuguesa

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 12h57

Durou um dia a campanha da Portuguesa para trocar de nome. O time havia colocado uma enquete em seu site oficial pedindo sugestões dos torcedores na última quarta-feira, mas já tirou do ar após a confusão criada em torno da novidade. Não havia opções pré-determinadas, qualquer nome poderia ser sugerido. 

Ainda com a campanha no ar, o UOL Esporte entrou em contato com o departamento de marketing e comunicação do clube, que admitiu que a campanha estava mal explicada e que poderia ser retirada do ar.

Ainda não estava definido, no entanto, se a enquete voltaria ao site oficial ou se seria votada internamente, apenas com os conselheiros.

A assessoria ainda informou que a mudança tinha sido aprovada pelo Conselho e que a ação se tratava de adicionar o termo vencedor ao nome atual, Associação Portuguesa de Desportos. Não estava definido como seria escolhido quem seria o ganhador. 

Em 2011, a Portuguesa também gerou polêmica após anunciar que poderia mudar de nome. Na época, o presidente era Manuel da Lupa e a justificativa era de que ele sentia a necessidade de aumentar a torcida da equipe do Canindé, desvinculando o nome à colônia portuguesa.

"O time precisa passar por um processo de desnacionalização. Só assim vamos atrair torcedores. O nome Portuguesa é muito identificado com a colônia. Se o Palestra Itália não tivesse mudado de nome, o time ia estar na mesma situação que a nossa", disse o cartola para o Marca Brasil.