Topo

Título paulista não alavanca Doriva, hoje na Série D: "Não recebi ligações"

Doriva ainda não capitalizou com a conquista do título paulista e se prepara para Série D - Fabio Braga/Folhapress
Doriva ainda não capitalizou com a conquista do título paulista e se prepara para Série D Imagem: Fabio Braga/Folhapress

José Ricardo Leite e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

05/06/2014 06h00

Logo em seu primeiro ano como treinador, ele conseguiu uma das missões mais difíceis do futebol brasileiro e que poucos fizeram em mais de 110 anos de história: quebrar a hegemonia dos quatro grandes clubes do estado e vencer o Campeonato Paulista com uma equipe do interior. Muitos jogadores do Ituano capitalizaram com a conquista e as eliminações em cima de Palmeiras e Santos, mas o técnico Doriva ainda não.

O treinador da equipe de Itu viu 11 de seus jogadores do elenco campeão estadual conseguirem transferências. Mas ele continua no clube e agora trabalha para refazer o elenco para a disputa da Série D, quarta divisão nacional, a partir de julho. “Só o Cristian ficou. Todo mundo foi embora”, falou, em entrevista ao UOL Esporte.  “Perdemos o time titular e ficamos com a metade do elenco. Agora vamos tentar suprir a ausência de quem já foi.”

Curioso é o fato da permanência de Doriva não só pela relevância da conquista, mas também pelas inúmeras trocas de técnicos que ocorrem no futebol brasileiro, sempre permitindo brecha para que um nome mais novo tenha oportunidade em alguma equipe de divisões acima.


Mas ele diz que seu telefone não tocou e que a única coisa que ocorreu foi ver seu nome como um dos cotados pelo Palmeiras, mas por meio da imprensa, sem ser procurado pelos dirigentes. “Houve muitas especulações em torno do meu nome, mas só ficou nisso. De proposta mesmo eu não recebi nada. Talvez seja porque é apenas o meu primeiro trabalho. Eu sei que estou muito preparado. Vai aparecer na hora certa. As coisas acontecem quando são para acontecer. Se não abriu nenhuma porta, é porque não era para abrir. Mas estou tranquilo”, falou.

O jovem técnico de 42 anos e que fez parte do elenco da seleção brasileira vice-campeã mundial em 1998 faz questão de dizer que não é ansioso e não tem pressa para que as coisas aconteçam. Ressalta que está feliz em Itu e que realiza seu trabalho sem pensar em outras propostas.

“Estou focado , vou continuar trabalhando e fazendo o meu melhor.  Estou empregado em um lugar que gosto e que as pessoas me respeitam. Ficou evidente o meu reconhecimento pela projeção do que nós conquistamos. E todos foram valorizados aqui dentro. Não tenho nada que lamentar e hoje ambiciono novas conquistas com o Ituano. Eu e Juninho conversamos bastante e ele é um cara que me dá liberdade para trabalhar”, falou.

Apesar disso, Doriva vê o mercado de técnicos como muito aberto e acredita que em algum momento será procurado por uma equipe de maior projeção. E diz que estará aberto a ouvir qualquer proposta.

“Conseguimos uma vitória maiúscula. Faz parte e eu quero crescer dentro da carreira. Tenho que dar novos passos, mas farei isso no momento certo. Sou ambicioso e estou pronto para novos desafios, desde que seja onde posso implementar o meu trabalho como faço hoje. Sei como é o mercado de treinadores no Brasil, mas tenho que pensar bem para dar um passo. Quando eu receber um convite e ver que vai me trazer benefício e será uma grande oportunidade, analisarei e tomarei a decisão correta.”

Campeão paulista de 2014, o Ituano estreia na Série D do Brasileiro apenas no dia 20 de julho, contra o Brasil, de Pelotas-RS. Enquanto isso, Doriva prepara o elenco que tem e observa novos jogadores para integrar o elenco.