Topo

Times usam recesso da Copa para se reforçar. Mas nem todos conseguiram

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/06/2014 06h00

As diretorias dos clubes brasileiros aproveitaram o recesso da Copa do Mundo para reforçarem seus elencos. Alguns times tiveram sucesso no período e conseguiram cumprir o objetivo, casos de Cruzeiro, Corinthians e Grêmio, com três contratações cada. Por outro lado, três equipes chamaram atenção pela inércia: Flamengo, Botafogo e São Paulo foram os únicos de Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais que não trouxeram novos atletas.

Quem mais brilhou neste período foi o Corinthians, não só pela quantidade, mas também pela qualidade. Os três reforços que chegaram ao Parque São Jorge têm condições de ser titular. Lodeiro, Ángel Romeiro e Anderson Martins terão forte concorrência em suas posições, mas chegam para jogar.

Outro destaque foi o Cruzeiro, que apesar do forte elenco aproveitou a pausa para a Copa do Mundo para tornar-se ainda mais expressivo. A principal contratação do foi Manoel, que chega com status de titular após transação milionária junto ao Atlético-PR. Neílton e Marquinhos deixaram Santos e Vitória para compor.

O Grêmio não fica atrás e fez uma das melhores contratações no período. Giuliano, que estava no Dnipro, da Ucrânia, assinou pelos próximos quatro anos após fazer sucesso no maior rival, o Internacional. A única negociação que ainda não foi concluída é a de Fernandinho, do Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e que também interessa ao Flamengo. O lateral direito Matías Rodriguez e o volante Fellipe Bastos completam a lista de reforços.

Outros times mexeram o mercado da bola, casos de Fluminense (Cícero), Vasco (Kleber), Palmeiras (Tobio), Santos (Bruno Uvini), Atlético-MG (Maicosuel) e Internacional (Wellington Silva e Luque). Eles até tiveram algumas frustrações, como o Tricolor, com Wellington Nem, ou Lucas Pratto, no Alviverde.

Mas quem decepcionou mesmo até o momento foram Botafogo, Flamengo e São Paulo. O Alvinegro queria entre cinco e seis reforços e a promessa era que eles chegassem até a reapresentação do elenco, na segunda-feira. A diretoria tentou alguns nomes, como Renato Augusto e Vitinho, mas não teve sucesso. Robinho e Riquelme foram oferecidos, mas a falta de dinheiro impediu a chegada deles.

Já o Flamengo buscam ao menos três reforços e um atacante e um camisa 10 estavam entre as prioridades. Nem mesmo a vice-lanterna fez o Rubro-negro se mexer e nenhum atleta desembarcou na Gávea até agora. Fernandinho é um dos que mais interessa, mas a concorrência do Grêmio pode atrapalhar.

O São Paulo, por sua vez, vive situação mais tranquila, já que ocupa a quarta colocação do Brasileiro. Antes do recesso da Copa, o Tricolor já havia se movimentado e contratado o atacante Alan Kardec. Mesmo assim, a diretoria tentou o zagueiro Tobbio, que fechou com o Palmeiras.