Topo

Adversário celeste, América-MEX tenta superar desfalques e tempo sem jogo

Oribe Peralta, um dos destaques da seleção mexicana na Copa, foi a maior contratação do América-MEX  - AP Photo/Hassan Ammar
Oribe Peralta, um dos destaques da seleção mexicana na Copa, foi a maior contratação do América-MEX Imagem: AP Photo/Hassan Ammar

Do UOL, em Belo Horizonte

27/06/2014 09h05

Ao contrário do Miami Dade que foi criado recentemente, o América é um tradicional time do México, com 98 anos de existência, e muitas conquistas, sendo o time mais popular do país latino e um dos mais vencedores. O Cruzeiro deverá encontrar um adversário complicado pela frente, mas também com problemas. São seis desfalques em virtude da Copa do Mundo.

A favor dos americanos e contra os cruzeirenses deverá estar o fator torcida. Como a cidade de Dallas, no Texas, conta com forte colônia de mexicanos, a expectativa é de que os mexicanos sejam a maioria dos 20 mil torcedores aguardados no Cotton Bowl Stadium, nesta sexta-feira, às 21h30 (horário de Brasília).

O time celeste, no entanto, chega com um pouco mais de ritmo de jogo que o rival. O último jogo oficial dos mexicanos foi no dia 5 de maio, quando perdeu para o Santos Laguna por 3 a 1 e foi eliminado do Torneio Clausura nas quartas de final pelo critério de gols marcados fora de casa. A equipe havia vencido a primeira partida por 5 a 3.

Depois disso os jogadores mexicanos estiveram de férias e iniciam o trabalho de pré-temporada visando o Torneio Apertura há cerca de duas semanas. Os atletas fizeram apenas jogos treinos e este será o primeiro amistoso oficial de uma série de cinco antes de iniciar a competição nacional no dia 19 de julho.

Já os atletas do Cruzeiro tiveram apenas duas semanas de folga após a vitória sobre o Flamengo, por 3 a 0, no dia 1° de junho, e disputaram outros dois amistosos contra o Miami Dade, com vitória por 5 a 1, com o time reserva, e 2 a 1, com os titulares. Este será o terceiro dos cincos jogos previstos em solo norte americano.

Outro aspecto que poderá pesar contra os mexicanos é a ausência dos seus principais jogadores: Paul Aguilar, Miguel Layún, Francisco Javier Rodríguez, Juan Carlos Medina, Raúl Jiménez e Oribe Peralta.

Todo os seis atletas foram convocados para defender a seleção mexicana na Copa do Mundo no Brasil, mas Medina foi cortado da relação por causa de uma lesão que sofreu no tornozelo esquerdo durante o período de preparação para o Mundial e teve que realizar uma cirurgia no local.

Dos cinco jogadores restantes, três estão sendo titulares no time que avançou às oitavas de final. Os laterais Paul Aguilar e Miguel Layún, e o atacante Oribe Peralta, que foi a grande contratação do time na última janela de transferências, mas só poderá estrear depois da Copa. Ele também foi o carrasco do Brasil na final dos jogos olímpicos de Londres.

O técnico Marcelo Oliveira também tem desfalques, mas provavelmente serão ausências menos sentidas. A grande perda é da zaga titular formada por Bruno Rodrigo, que sequer viajou para os Estados Unidos e está em recuperação de uma cirurgia, e Dedé, que está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito.

Os atacantes Borges e Dagoberto também serão desfalques. O primeiro, que não vinha sendo titular, sofreu lesão muscular na coxa esquerda. Já o segundo está se recuperando de uma pancada na região das costelas.

Assim como o treinador celeste tem aproveitado os amistosos para observar os recém-contratados Manoel, Marquinhos e Neilton, o técnico Antonio Mohamed também deverá promover estreias em sua equipe. Além de Peralta, a equipe contratou outros quatro reforços, sendo o mais importante deles o meio-campista argentino Gonzalo Díaz.