Topo

Contra Tigres, Cruzeiro terá que vencer 'retranca', torcida e ex-atleticano

Jogadores do Cruzeiro voltam a treinar e fizeram exercícios na academia do hotel em que estão hospedados - Site do Cruzeiro/Divulgação
Jogadores do Cruzeiro voltam a treinar e fizeram exercícios na academia do hotel em que estão hospedados Imagem: Site do Cruzeiro/Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2014 06h00

Continuando sua excursão nos Estados Unidos, o Cruzeiro volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 22h, diante do Tigres, do México. Ao contrário do América-MEX, o próximo rival mexicano não é tão tradicional e vem de má temporada. Porém, conta com uma torcida fanática que deverá comparecer em bom número e tem um velho conhecido do time celeste no elenco.

Fundado em 1967, o Tigres tem uma história bem mais curta que América e Chivas, que será o próximo adversário celeste. Campeão do Torneio Apertura em 2011, a equipe vinha de boas participações nos últimos anos, mas no primeiro semestre de 2014 ficou apenas na 14ª colocação do Torneio Clausura.

O desempenho fraco no campeonato mexicano, principalmente do ataque, que foi o pior da competição com apenas 13 gols marcados em 17 jogos, não indica um grande problema para os mineiros. Mas o rival teve a segunda melhor defesa do torneio com apenas 17 tentos adversos e deve criar dificuldades para o ataque celeste.

Os números são reflexo do estilo de jogo defensivo adotado pelo técnico brasileiro Ricardo Ferreti, que está no comando da equipe desde 2010 e já trabalha no futebol mexicano há mais de duas décadas. Além do título nacional obtido pelo próprio Tigres, em 2011, ele também venceu o campeonato mexicano pelo Chivas, em 97, e pelo Pumas, em 2009.

Outro brasileiro que faz parte do time mexicano é o meia-atacante Danilinho, que é um velho conhecido do torcedor cruzeirense por ter jogado no rival Atlético-MG. Ele atuou pelo alvinegro mineiro entre os anos de 2006 e 2008 e voltou em 2012.

O goleiro Fábio e o zagueiro Léo já jogaram contra o meia-atacante em clássicos contra o Atlético-MG, mas o retrospecto é favorável ao time cruzeirense, que venceu três clássicos, perdeu dois e empatou outros dois nos jogos em que Danilinho esteve em campo pelo Atlético contra o Cruzeiro.

Talvez o maior adversário celeste seja a torcida contra. Embora não esteja entre os times mais populares do México, o Tigres possui uma das torcidas mais fanáticas do país e tem a melhor média de público entre os times mexicanos, com um público superior a 40 mil pessoas por partida.

A expectativa dos empresários que estão promovendo o evento é de boa presença de torcedores mexicanos no BBVA Compass Stadium, que tem capacidade para abrigar pouco mais de 22 mil pessoas e se destaca pelos suntuosos camarotes.

Já visando a partida diante do Tigres, os cruzeirenses voltaram aos trabalhos na segunda-feira depois de folgar no fim de semana. Os jogadores fizeram uma atividade regenerativa na academia no período da manhã e na parte da tarde treinaram com bola.

O técnico Marcelo Oliveira ainda não confirmou o time que irá entrar em campo na próxima quinta-feira, mas deverá manter a base do time que atuou nos dois últimos jogos. A tendência é de que comece o jogo com a mesma equipe que venceu o América por 5 a 3, na última sexta.