Topo

Fernando e Zé Roberto viram exemplos para novo volante titular do Grêmio

Matheus Biteco assume titularidade no meio-campo do Grêmio durante intertemporada - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Matheus Biteco assume titularidade no meio-campo do Grêmio durante intertemporada Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2014 06h00

Matheus Biteco tem apenas 19 anos e uma responsabilidade muito grande. Ele é o novo titular do meio-campo do Grêmio, colocando jogadores experientes como Edinho, Riveros e Felipe Bastos no banco. Para ser feliz no clube, o jovem tem dois exemplos: Fernando e Zé Roberto.

"Eu sempre penso que sou muito novo. O Fernando ficou um ano aqui no Grêmio sem sequer ser chamado para concentração. No outro começou a jogar, teve sequência e chegou até à seleção brasileira. Eu vejo isso. Sempre soube que tinha que trabalhar para chegar neste momento pronto para aproveitar, como estou", disse Biteco, elencando a motivação gerada pela história do atual jogador do Shakhtar Donetsk.

Fernando foi lançado no time principal do Grêmio pelo técnico Silas em 2010. Após poucas chances naquele ano, em 2011 também não conseguiu se firmar. Mas em 2012 virou titular do time e um dos destaques. No ano passado acabou vendido para o clube ucraniano e chamado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para seleção brasileira.

Mas não é só em Fernando que Matheus Biteco se espelha. No elenco gremista, o mentor é Zé Roberto. Os feitos de sucesso da carreira do meia de 40 anos enchem o jovem de expectativa. É Zé quem avalia atuações e busca ajudar no crescimento do mais jovem.

"Não sou de ter ídolos, mas admiro carreiras construídas por alguns jogadores. Aqui tenho o Zé Roberto, que é um amigo e um irmão que eu tenho. Sempre pergunto para ele, após os jogos, onde estou acertando e onde estou errando, para melhorar. Ele me fala o que está acontecendo, me ajuda, me indica o que fazer. É o jogador que mais tenho amizade no grupo", disse.

E ouvir os conselhos do mais velho é um dos segredos para manter a boa fase. Segundo Biteco, o momento da titularidade é oportunidade para aprender ainda mais.

"Eu prezo muito ter calma e controle. A concentração é muito importante. É hora de ouvir muito mais os outros e saber lidar com isso. A pressão vai vir e a pressa de tentar mostrar tudo também. É necessário ter calma agora que estou recebendo oportunidade", finalizou.

O Grêmio trabalha em dois turnos nesta quarta-feira. Fernandinho, contratado do Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, deve ser confirmado como reforço assim que chegar a Porto Alegre. A apresentação pode acontecer ainda nesta quarta.