Topo

Compras e vendas em nova temporada fazem Barcelona bater recorde histórico

Uruguaio Luis Suárez é um dos novos contratados do Barcelona para a nova temporada - Divulgação/Barcelona
Uruguaio Luis Suárez é um dos novos contratados do Barcelona para a nova temporada Imagem: Divulgação/Barcelona

Do UOL, em São Paulo

11/07/2014 12h52

Luís Henrique ainda não estreou no comando do Barcelona, mas desde a sua chegada, o clube catalão já alcançou um recorde considerado histórico, referente ao valor das negociações concretizadas até o momento para a temporada 2014/2015.

As contratações já superam cerca de 125 milhões de euros, algo inédito em toda sua história quando levado em conta o investimento para uma só temporada. O mesmo acontece com as vendas: o clube catalão já lucrou algo em torno de 80,5 milhões de euros.

A maior contratação até aqui, para a nova temporada, é a de Luis Suárez. Segundo as imprensas de Inglaterra e Espanha, a compra foi estimada em 81 milhões de euros, o que faz a transferência ser inferior – em toda história – apenas à do brasileiro Neymar, que segue sendo investigada, mas especula-se cerca de 88 milhões.

Ivan Rakitic, Claudio Bravo e Marc André Ter Stegen completam a lista das contratações feitas até aqui pelo Barcelona. Só nos dois goleiros o Barcelona gastou cerca de 20 milhões, além dos 20 investidos no jogador croata, que enfrentou o Brasil na Copa do Mundo.

Até aqui, o maior valor de contratações registradas para uma só temporada era referente a 2009/2010, quando o Barcelona tirou 113 milhões de euros do bolso para reforçar a equipe, segundo dados do site especializado Transfermarkt. Entre as transferências, esteve a de Zlatan Ibrahimovic, comprado por 69,5 milhões,

Nas vendas, a cena se repete. Só na saída de Alexis Sanchéz para o Arsenal, o clube catalão acumulou cerca de 42,5 milhões de euros. Cesc Fábregas, que foi para o Chelsea por 36 milhões, e Jonathan dos Santos, que por dois se transferiu para o Villarreal, completam a lista de ‘saídas’ até aqui, somando 80,5, superando a temporada de 2000/01, com 72,2.