Topo

Levir usa jogo-treino com Independiente para entrosar nova zaga atleticana

Técnico Levir Culpi tenta entrosar a nova zaga atleticana formada por Leonardo Silva e Edcarlos - Atlético-MG/Divulgação
Técnico Levir Culpi tenta entrosar a nova zaga atleticana formada por Leonardo Silva e Edcarlos Imagem: Atlético-MG/Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

12/07/2014 06h00

O técnico Levir Culpi passou a ter uma preocupação na reta final de preparação para o primeiro jogo contra o Lanús, pela decisão da Recopa Sul Americana. Ele terá de escalar o jovem zagueiro Jemerson, pouco acostumado a jogos decisivos pelo time profissional do Atlético-MG. Com a mudança de última hora na defesa, por causa da contusão de Edcarlos, o jogo-treino deste sábado, contra o Independiente, na Argentina, ganha importância para o comandante acertar sua nova defesa.

Levir Culpi contava com o entrosamento da dupla formada por Leonardo Silva e Edcarlos para o recomeço da temporada. Os dois jogadores atuaram juntos na reta final da primeira parte do Brasileirão e em toda a excursão feita pelo Atlético na China. Porém, a lesão de Edcarlos atrapalhou os planos do comandante.

Sem Réver, machucado no tornozelo esquerdo e Emerson, que se recuperou de cirurgia no tornozelo direito, mas realiza trabalhos físicos e está em Belo Horizonte, o comandante só teve a opção de utilizar Jemerson. Os juniores Gabriel e Donato não foram requisitados por Levir Culpi e, dessa forma, não terá nem mesmo atleta no banco de reservas para a zaga.

Com o problema de Edcarlos, na reta final de preparação, o treinador terá pouco tempo para entrosar a dupla Leonardo Silva e Jemerson e acertar o posicionamento dos dois atletas. Na sexta-feira, o comandante realizou um treino tático dando ênfase ao sistema defensivo e à marcação no meio de campo.

Porém, o jogo-treino da manhã deste sábado, no CT da AFA, contra o Independiente, da Argentina, terá caráter de grande importância para Levir Culpi. A nova dupla de defesa deverá ser bem exigida, contra adversários de característica parecida com os que enfrentará na quarta-feira, diante do Lanús.

A falta de experiência e rodagem do jovem defensor é uma das preocupações. Jemerson possui apenas 14 jogos pelo time profissional do Atlético, apesar de ter sido promovido em 2010. O atleta não atuou em grandes partidas e terá a sua primeira decisão na equipe profissional em sua carreira.

O jovem atleta, de 22 anos, foi utilizado com maior sequência de jogos quando o time mineiro atuou com equipes alternativas e sempre em solo brasileiro. Outro ponto a ser superado pelo defensor é a falta de ritmo de jogos. Jemerson atuou em dois dos três amistosos feitos pelo Atlético na China, mas jogando poucos minutos. Sua última partida como titular foi ainda no Campeonato Mineiro, diante do Boa Esporte, em 16 de março.

Jemerson, porém, garante que está preparado e tranquilo para entrar na equipe no momento de decisão. “Vai ser uma grande responsabilidade, mas estou preparando, venho treinando e espero ajudar o Atlético a ser campeão”, comentou o jovem zagueiro.