Topo

Já com saudade da Copa? Futebol brasileiro tem 11 que jogaram o Mundial

Fred e Jô, que defenderam a seleção brasileira, retornam a seus clubes para o Brasileirão - Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Fred e Jô, que defenderam a seleção brasileira, retornam a seus clubes para o Brasileirão Imagem: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 16h08

Após um mês de pausa, a bola volta a rolar no país pelos campeonatos nacionais. Se os grandes jogos da Copa do Mundo deixaram saudades, ao menos os torcedores poderão conferir em ação no Brasileirão e na Série B 11 jogadores que disputaram o Mundial.

Quatro jogadores que estiveram com a seleção brasileira estarão em campo pelo Brasileirão. Reservas na Copa, o goleiro Victor e o atacante Jô voltam a defender o Atlético-MG, assim como Jefferson no Botafogo. Único titular, o contestado centroavante Fred reforça o Fluminense.

Antes de voltar o Brasileirão, o Atlético-MG enfrenta o Lanús pelo primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, nesta quarta-feira (15), em Buenos Aires. Mesmo sem jogar durante o Mundial, Victor está confirmado entre os titulares. Jô deve ficar como opção no banco de reservas.

Jefferson retorna aos treinamentos do Botafogo na quarta. Desta forma, está fora do jogo contra o Sport, que acontece no mesmo dia. Seu retorno ao gol do time carioca deve ocorrer no sábado (19), contra o Coritiba. Já Fred pediu alguns dias de descanso ao Fluminense e só deve reestrear no dia 27 de julho, contra o Atlético-PR.

Outros sete jogadores estrangeiros completam a lista dos atletas que estiveram no Mundial, todos de seleções da América do Sul. Eliminados com o Uruguai nas oitavas de final, o meia Lodeiro, o lateral Álvaro Pereira e o goleiro Martín Silva reforçam, respectivamente, Corinthians, São Paulo e Vasco.

Martín Silva já entra em campo nesta terça-feira, quando o Vasco enfrenta o Santa Cruz pela Série B do Brasileiro. Será o primeiro jogador que atuou no Mundial a voltar a jogar. Curiosamente, a partida será disputada em um dos estádios da Copa, a Arena Pantanal.

Lodeiro acertou sua transferência do Botafogo para o Corinthians às vésperas da Copa do Mundo. O meia já treina com seus novos companheiros, mas ainda não foi apresentado oficialmente e não tem previsão de estreia. Já Álvaro Pereira deve estar em campo pelo São Paulo já nesta quarta-feira, contra o Bahia, pelo Brasileirão.

O Chile também tem três representantes no Brasileirão. O lateral esquerdo Mena retorna ao Santos e deve jogar o clássico contra o Palmeiras, quinta-feira (17), na Vila Belmiro. Aránguiz retornou do Mundial com uma lesão no joelho direito e desfalca o Internacional contra o Corinthians. Segundo o time gaúcho, o jogador também deve ficar de fora da partida do próximo fim de semana, contra o Flamengo.

O outro chileno é Valdivia, do Palmeiras. É provável, porém, que o jogador não volte mais a jogar neste Brasileirão. Negociado com o futebol árabe, o meia já não treina com seus companheiros desde segunda-feira e anunciou sua saída pelas redes sociais.

O equatoriano Erazo completa a lista dos estrangeiros que disputaram a Copa do Mundo e atuam no futebol brasileiro. O zagueiro, porém, deve ficar no banco de reservas na partida do Flamengo contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira.