Topo

Atlético-MG desafia Lanús pela Recopa em confronto que já teve briga campal

Do UOL, em Belo Horizonte

16/07/2014 06h00

O primeiro jogo contra o Lanús, nesta quarta-feira, às 22h, trará lembranças não muito agradáveis para a torcida do Atlético-MG. Foi no La Fortaleza, estádio em que os dois times iniciam a disputa do título da Recopa Sul-Americana, que os atletas viveram ‘cenas de batalha’ na decisão da extinta Copa Conmebol, em 1997. O novo encontro entre os rivais promete ser mais tranquilo, mas vale uma conquista inédita para o alvinegro mineiro.

A Recopa Sul-Americana é disputada pelos atuais campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana, que são Atlético-MG e Lanús, respectivamente. A disputa acontece na sequência da Copa do Mundo, que teve a Argentina como vice-campeã, após ser derrotada pela Alemanha, por 1 a 0, na prorrogação, o que renovou a rivalidade entre as torcidas brasileira e argentina. Com o Brasil fora da final, a torcida maior por parte dos brasileiros foi para a Alemanha.

Muitos atleticanos, no entanto, estiveram do lado argentino. A Cidade do Galo, CT do clube, em Vespasiano, foi a casa de Messi e companhia antes e durante a Copa do Mundo, com laços estreitados entre as diretorias do Atlético e da Associação de Futebol da Argentina (AFA), o que explica o período de treinamento do alvinegro nas instalações da entidade que comanda o futebol no país vizinho.

O violento encontro de 17 anos atrás entre Lanús e Atlético-MG não é esquecido pelos torcedores do time mineiro. À época, em campo, o Atlético foi bastante superior ao Lanús, vencendo por 4 a 1, com gols de Bruno, Serrizuela (contra), Hernani e Valdir Bigode, enquanto Ibazaga descontou para os argentinos.

Ao final da partida, no entanto, o confronto campal aconteceu. Após o apito, o então meia Jorginho tentou pegar a bola para comemorar e foi agredido pelo zagueiro Ruggeri. A confusão se estendeu entre outros jogadores dos dois clubes e contou com a participação até mesmo de torcedores e policiais argentinos.

Encurralados, os jogadores atleticanos foram os mais agredidos. O técnico Emerson Leão sofreu fratura do maxilar e precisou passar por cirurgia na volta ao Brasil, colocando pinos no rosto. O fato adiou a partida de volta da decisão da Conmebol da época, que aconteceu mais de 30 dias depois, com empate por 1 a 1, no Mineirão, e o título conquistado pelo Atlético.

O reencontro entre os dois rivais, 17 anos depois, promete ser disputado, mas com os ânimos mais tranquilos. “A rivalidade entre Brasil e Argentina é sempre forte e dessa vez não será diferente, mas temos que ter tranquilidade, foco e manter a concentração para tentar evitar esse tipo de situação”, disse o goleiro Victor.

Os jogadores atleticanos se preparam para evitar provocações e deixar o foco apenas para o jogo em campo. “Sabemos que depois da Copa o foco vai voltar para a Recopa. Não será Atlético contra Lanús, será Brasil contra Argentina. A gente tem de tomar cuidado com este jogo”, ressaltou Maicosuel.

Para se preparar para o primeiro duelo da Recopa, o Atlético viajou para a Argentina 10 dias antes do encontro contra o Lanús. A preparação foi feita no CT da Associação de Futebol da Argentina (AFA) e não teve problemas, com o time mineiro conseguindo treinar normalmente e sem se envolver com a rivalidade contra argentinos.

A partida desta quarta-feira marcará o retorno do Atlético aos gramados depois de mais de um mês sem jogos oficiais por conta da Copa do Mundo. Levir Culpi teve o tempo desejado para trabalhar o time e dar a sua cara à equipe. Neste período, o clube fez excursão para a China e conquistou três vitórias, com atuações de destaque de Diego Tardelli e André.

Para o duelo decisivo, por um título inédito para o Atlético, o treinador perdeu de última hora o zagueiro Edcarlos. Sem contar com Réver, machucado e que está em Belo Horizonte, o jovem Jemerson será escalado e fará seu principal jogo da carreira. Por outro lado, como reforço, Levir ganhou a contratação de Maicosuel e a recuperação de Pedro Botelho e Luan, que estão livres de lesões longas e ficam à disposição do comandante pela primeira vez.

O Lanús voltará a atuar em 2014 depois da eliminação nas quartas de final da Libertadores para o Bolívar. O time perdeu seus dois principais zagueiros, Paolo Goltz e Carlos Izquierdoz, que se transferiram para o futebol mexicano. Gustavo Gomez, ex-Libertad, e Diego Braghieri, ex-Arsenal de Sarandí, foram contratados para as vagas abertas.

Campeão da Sul-Americana de 2013, o Lanús aposta na força do seu estádio, o La Fortaleza, onde ficou invicto em toda a Libertadores e no entrosamento do seu time que vem sendo comandado pelo ex-jogador Schelotto nas últimas temporadas, para conquistar mais um título continental

LANÚS X ATLÉTICO-MG

Data: 16/07/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: La Fortaleza, Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Carlos Cáceres (PAR) e Dario Gaona (PAR)
 
LANÚS
Marchesín; Araujo, Gomez, Braghieri e Velázquez; Gonzalez, Somoza e Ayala; Benítez, Silva e Melano
Técnico: Guillermo Barros Schelotto
 
ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Maicosuel; Diego Tardelli e André
Técnico: Levir Culpi