Topo

Sem brasileiros, Uefa anuncia candidatos ao prêmio de melhor da Europa

Messi e C. Ronaldo novamente aparecem entre os indicados a melhor da Europa - Efe
Messi e C. Ronaldo novamente aparecem entre os indicados a melhor da Europa Imagem: Efe

Das agências internacionais

Em Nyon (Suíça)

17/07/2014 13h23

A Uefa anunciou nesta quinta-feira (17) os candidatos ao prêmio de melhor jogador do futebol europeu na última temporada. Sem nenhum representante brasileiro, a lista de 10 nomes traz o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o alemão Thomas Müller, apontados como favoritos a levar o troféu.

Mesmo sem ter feito uma grande Copa do Mundo, eliminado na primeira fase com Portugal, Cristiano Ronaldo é o principal candidato ao troféu. Eleito melhor do mundo pela Fifa, o astro do Real Madrid bateu recorde de gols (17) em uma mesma edição da Liga dos Campeões e foi destaque do time merengue na conquista do título.

Campeã mundial em 2014, a Alemanha conta com três representantes na votação. Além de Müller, concorrem ao prêmio o goleiro Manuel Neuer e o lateral direito Lahm. Já a vice-campeã Argentina é representada por Messi e pelo meia Di María.

Outros dois atletas sul-americanos também estão entre os indicados. Destaque da Colômbia e artilheiro da Copa do Mundo, o meia James Rodríguez aparece na lista, assim como o atacante Luis Suárez. Suspenso pela Fifa por quatro meses pela mordida dada no zagueiro italiano Chiellini, o uruguaio foi destaque do Liverpool nesta temporada com 31 gols.

Completam a relação os atacantes Diego Costa e Robben. O primeiro foi finalista da Liga dos Campeões e destaque na conquista do título espanhol com o Atlético de Madri. Na Copa do Mundo, porém, não brilhou e acabou eliminado na primeira fase junto com a Espanha. Já o segundo levou a Holanda ao terceiro lugar no Mundial.

O prêmio de melhor jogador da Uefa foi criado há quatro anos pelo presidente da entidade, Michel Platini, e tem seu vencedor definido em uma votação entre jornalistas dos 53 países que compõem a entidade. O ganhador da edição anterior foi o francês Ribéry, do Bayern de Munique.

A lista de indicados ainda será reduzida a apenas três finalistas. O vencedor será conhecido em festa da Uefa no dia 28 de agosto, data do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.