Topo

Van Gaal diz que "o que chamam de arrogância" é a chave de seu sucesso

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 09h02

O site do jornal inglês Daily Mail publicou um vídeo de uma palestra a empresários holandeses feita pelo treinador Louis Van Gaal, que levou a seleção de seu país ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014 e assumiu o Manchester United nesta semana. No evento, realizado antes do Mundial, o técnico diz que é chamado injustamente de “arrogante”, mas que os motivos que o levam a isso são a chave de seu sucesso.

“O treinador acredita na visão e na estrutura, e tudo isso é a minha própria visão e a minha própria estrutura, e isso é considerado como arrogante. Sim, isso é arrogância. Eu aposto que você vai ouvir muito mais, as pessoas vão me achar arrogante. Isso não me preocupa. Eu não sou arrogante. Mas eu acredito na minha visão. Então as pessoas que trabalham comigo têm algo para se agarrar. Isso é o que eu acredito”, disse Van Gaal.

O técnico disse que a preparação é crucial em um projeto a longo prazo. “Eu vejo oportunidades porque eu acredito na preparação. Isso é metade do trabalho. Minha mãe costumava dizer isso, e ela só chegou à escola primária. Mas ela sabia disso. Você acha que eu estaria aqui hoje sem me preparar? Treinamento. No futebol isso é normal, em uma empresa isso é normal”, afirmou o holandês.

Para Van Gaal, o recrutamento de material humano no planejamento de um trabalho deve ser encarado como uma das partes mais importantes do projeto. “Você recruta pessoas e as treina para criar o melhor produto? Eu faço isso todos os dias. Eu passo por cima de certas coisas todos os dias. Eu faço treinamentos, análises e avaliações. É nisto que eu acredito”, disse o treinador.

Van Gaal também defendeu o trabalho em equipe. “Eu não posso fazer tudo isso sozinho. Porque eu não sei tudo, não é mesmo? Eu sei que vocês podem rir, depois de eu ter falado aqui que sei tudo. Eu escuto especialistas. Vocês ouvem seus funcionários? Eles fazem as suas coisas”, disse o holandês, que citou ter comandado na seleção da Holanda uma comissão técnica com doze membros.

“Isso é muito importante para que eu possa obter o melhor produto possível em campo”, finalizou.