Topo

Após oito dias preso, Edinho reaparece no Santos e reinicia atividades

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/07/2014 18h29

O ex-goleiro do Santos, Edson Cholbi do Nascimento, Edinho, voltou a trabalhar no Santos na tarde desta sexta-feira, no CT Rei Pelé. Filho de Pelé, Edinho foi solto na última terça da cadeia anexa ao 5º Distrito Policial de Santos, no litoral de São Paulo. O ex-goleiro foi preso no último dia 7 por lavagem de dinheiro proveniente de trafico de drogas. Ele continuará respondendo o processo em liberdade.

Edinho, que exerce a função de auxiliar técnico de Oswaldo de Oliveira, participou normalmente das atividades no gramado com os jogadores que não participaram da vitória do Santos diante do Palmeiras por 2 a 0 na última quinta-feira, na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Santos já havia informado que o ex-goleiro seguiria no quadro de funcionários e poderia manter suas atividades normalmente. Edinho demonstra confiança de que não será condenado pela Justiça e, por conta disso, manterá a sua carreira no clube do litoral paulista.

"Para as pessoas que gostam de mim, que torcem por mim, quero dizer que está tudo bem, que confio na justiça apesar de tudo o que já passei nas mãos dela. Confio na justiça, pois a mesma justiça que condena é a que vai me absolver", afirmou ex-goleiro.

Edinho deixou a cadeia ao lado de suas irmãs no inicio da tarde da última terça-feira, quando chegou o alvará de soltura. Ele estava preso devido à condenação de 30 de maio, em decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal da Praia Grande, no litoral de São Paulo.

O ex-goleiro foi condenado a 33 anos de prisão. A defesa de Edinho já havia recorrido em liberdade, após decisão em primeira instância. Mas os policiais da DIG cumpriram ordem de prisão e detiveram o filho de Pelé há uma semana. 

Edinho vinha trabalhando normalmente no Santos, onde atua como auxiliar na comissão técnica da equipe profissional. Além do ex-goleiro, outras quatro pessoas foram condenadas pela prática de lavagem de dinheiro.

Eles são investigados desde 2005. Edinho é acusado de ter relações com Ronaldo Duarte Barsotti, Naldinho, apontado como um dos maiores traficantes da região da Praia Grande. Naldinho está sumido há cinco anos. A polícia apura se Naldinho foi morto.

Em 2005, Edinho foi preso por causa desta suposta ligação. Na época, ele negou o envolvimento e disse que era apenas usuário. Um ano depois, no entanto, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro. Ele acabou preso por 47 dias.