Topo

Envolvida em briga judicial, promessa do São Paulo pode ir para Itália

Lucas Evangelista é a grande aposta das categorias de base do São Paulo - Arquivo Pessoal
Lucas Evangelista é a grande aposta das categorias de base do São Paulo Imagem: Arquivo Pessoal

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

18/07/2014 06h00

O São Paulo corre o risco de perder o meia Lucas Evangelista, formado nas categorias de base do clube e integrado desde 2013 ao elenco profissional. O Hellas Verona, da Itália, quer o jogador e já apresentou uma proposta.

A situação jurídica do jogador é complicada: ele pertence ao Desportivo Brasil, da Traffic, e estava emprestado ao São Paulo – o acordo terminou em junho. O São Paulo detinha 30% dos direitos, chegou a investir para adquirir mais 30% e estender o vínculo, mas, devido a uma briga judicial, a operação não pôde ser finalizada.

O estafe do jogador tenta, na Justiça, cancelar seu contrato com a Traffic, alegando que este foi assinado quando ainda era menor de idade. Uma decisão anulando o contrato entre o Desportivo Brasil e Lucas Evangelista tornaria nula toda a negociação entre Traffic e São Paulo, deixando o jogador e seu empresário, Wagner Ribeiro, sem vínculo e livres para negociar com qualquer outro clube.

A briga ainda deve demorar para ter um desfecho. Enquanto isso, Evangelista, embora ainda tenha vínculo com o Desportivo, está sem contrato com o São Paulo. O clube do Morumbi e o agente do jogador negociam uma renovação, mas ainda não chegaram a um acordo.

O Verona observa o meio campista desde março e tomou a decisão de tentar a contratação após o Torneio de Toulon, vencido pela seleção brasileira Sub-20 no último dia primeiro de junho – Lucas foi considerado um dos melhores em campo na goleada por 5 a 2 sobre a França, na final.

O clube italiano acaba de negociar o argentino Juan Iturbe com a Roma por 22 milhões de euros, tem dinheiro em caixa e está disposto a investir cerca de 6 milhões de euros em um substituto. Caso não consiga a contratação do brasileiro, tem em Juanfran, do Betis, outra opção.

Desde o começo de julho, Lucas Evangelista não treina mais com o elenco são paulino. A atitude chegou a irritar Muricy Ramalho, mas o jogador compareceu ao CT e conversou com o técnico, para explicar a situação.

Durante a excursão do São Paulo para os Estados Unidos, o meia ganhou oportunidades e elogios de Muricy, mas atuou na lateral esquerda, fora de sua posição de origem.

Caso a ida para a Itália se concretize, o clube do Morumbi, ao menos, embolsará algum dinheiro, já que será indenizado pela participação nos direitos econômicos do atleta.