Topo

Na UTI após AVC, Zito tem cirurgia descartada, mas corre risco de sequela

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/07/2014 06h00

O ex-volante do Santos, José Ely de Miranda, mais conhecido como Zito, continua internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Santa Casa de Misericórdia de Santos, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Os médicos já descartaram o processo cirúrgico, mas não confirmaram aos familiares se o ex-capitão santista ficará com alguma sequela por causa do AVC.

“Não é quadro cirúrgico, mas o médico também não falou quando ele vai deixar o hospital. Ele está na UTI, mas ele escuta, conversa... Lá ele está sob todos os cuidados. Cirurgia está descartada, mas o médico não pode confirmar se ele vai ficar com alguma sequela ou não. É um quadro que inspira cuidados e precisa de um tratamento. Nós estamos esperançosos”, afirmou José Ely de Miranda Júnior, filho do ex-atleta.

José Ely também revelou que Zito não perdeu o “estilo capitão” em sua carreira no futebol mesmo no momento de ser hospitalizado. Isso porque o ex-volante do Santos e da seleção brasileira deu broncas em médicos e enfermeiros porque não queria ficar internado.  

“É o velho Zito, briga com todo mundo. Xingou os caras da maca: ‘tira a mão de mim’. É o velho capitão. Ele estava zonzo, não queria sair de casa, então os enfermeiros sofreram com ele. Gritou com os médicos, disse para deixarem ele lá, pediu cuidado com o braço dele. É o estilo do velho capitão”, disse.

Zito defendeu o Santos em 727 jogos, entre 1952 e 1967, e marcou 57 gols. O eterno capitão santista conquistou duas Copas Libertadores da América, dois Mundiais, ambos em 1962 e 1963, cinco Taças Brasil, além de conquistar dez estaduais.

O ex-capitão do Santos ainda carrega no currículo o fato de ser um dos descobridores de Robinho, Neymar e Gabigol no período em que trabalhou nas categorias de base do clube.

Na seleção brasileira, por sua vez, Zito conquistou as Copas de 1958 e 1962. O ex-volante, inclusive, foi o autor de um dos gols na final contra a Tchecoslováquia, no jogo do bicampeonato do Brasil.

Sem previsão de alta, Zito deve ficar sedado até a próxima quarta-feira. Nesta sexta-feira, a família deve receber um novo boletim médico sobre a situação do ex-jogador.