Topo

Inter monitora situação de Fred na Ucrânia e pensa em repatriar o meia

Meia vai se reunir com seus empresários nesta segunda-feira para definir futuro - Alexander KHUDOTEPLY / AFP
Meia vai se reunir com seus empresários nesta segunda-feira para definir futuro Imagem: Alexander KHUDOTEPLY / AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/07/2014 06h00

O Internacional está atento à situação de Fred, um dos jogadores do Shakhtar Donetsk que não voltou para Ucrânia neste domingo. Os dirigentes do Colorado monitoram os desdobramentos da decisão do meia e cogitam iniciar tratativas para repatriar o jogador de 21 anos, vendido no meio do ano passado por 15 milhões de euros.

A ideia ainda é incipiente, mas a alternativa do Inter seria propor um empréstimo. Garantindo mais uma peça para o elenco dirigindo por Abel Braga e atendendo aos interesses do clube ucraniano, que teria um de seus ativos longe do conflito político que toma conta do país.

“Estamos acompanhando o movimento por lá, não é algo novo. Estamos monitorando há tempos. O Internacional está por dentro do que acontece no leste europeu, mas no momento não temos nada”, disse Marcelo Medeiros, vice-presidente de futebol.

Além de Fred, Alex Teixeira, Douglas Costa e Dentinho também não embarcaram no voo que partiu de Genebra, na Suíça, de volta para a Ucrânia. Alguns agentes já falam abertamente que seus clientes não pretendem continuar na Ucrânia, reflexo direto do abatimento do voo MH17 da Malaysia Airlines por um míssil, na semana passada.

Nesta segunda-feira, o estafe de Fred irá definir com o jogador a postura diante do ato de não regressar a sede do Shakhtar Donetsk. Uma volta ao Brasil é a tendência maior, mas ainda sem qualquer negociação iniciada. O plano é primeiro entrar em contato com o clube ucraniano para esclarecer a situação.

Fred, 21 anos, surgiu no Internacional no segundo semestre de 2012. No começo do ano seguinte se firmou como titular, mas a proposta milionária do Shakhtar o fez deixar o Beira-Rio. Na época, o empresário Roberto Assis Moreira, irmão de Ronaldinho Gaúcho, topou ceder parte dos seus direitos para aumentar o lucro do clube gaúcho e fechar negócio.

A transferência custou aos cofres do Shakhtar Donetsk 15 milhões de euros – aproximadamente R$ 44,5 milhões à época. E o Inter ficou com 70% deste valor, cerca de R$ 31,2 milhões. Na época, Fred era um dos destaques do time então dirigido por Dunga no Campeonato Brasileiro.