Topo

Gilmar diz que avisou Marin que "levaria pancada" por ser ex-empresário

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 11h09

O ex-goleiro e empresário Gilmar Rinaldi, novo coordenador de seleções da CBF, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que seu trabalho ainda será compreendido. As declarações rebateram uma primeira desconfiança sobre um possível papel duplo, também como agente, durante a entrevista coletiva que anunciou a volta de Dunga ao comando técnico.   

“Sempre tive muito orgulho de ganhar dinheiro como empresário. Não posso ser hipócrita. Sou uma pessoa que fala coisas que as pessoas não gostam de ouvir. Disse [a José Maria Marin]: ‘Presidente, o senhor vai levar pancada. Se eu for convocado, nesse momento, eu paro [de ser empresário]’. Eu não fui convidado, fui convocado. Brinquei com o presidente, sabia que minha vida foi muito vasculhada. Reuni minha família e disse: ‘Se preparem, porque a vida do seu pai vai ser vasculhada’. E falei que eles teriam um pouco mais de orgulho do pai deles. A não ser que eu tenha esquecido alguma coisa muito longínqua”, afirmou Gilmar Rinaldi.

O presidente José Maria Marin também ignorou um possível problema. "Todo o tempo, Gilmar era empresário, eu tinha certeza absoluta que após a divulgação do Gilmar, sua vida seria levantada em todos os aspectos, tomei até conhecimento de uma filha que se encontra no exterior. Tinha certeza absoluta que pelo cargo que ele viria a ocupar, toda sua vida em todos os sentidos. E o que restou? Que ele era empresário. Só me resta cumprimenta-lo. Não ouvi nada de seus antecedentes em qualquer sentido, muito pelo contrário. Como atleta, como homem, como chefe de família. A integridade em todos os sentidos. Nada contra sua moral. Quanto ao homem não existe nenhuma restrição. Ele teve a honra e a digninadade de depois de ser convidado deixar de ser anget efifa. Não há nenhuma restrição pelo fato de que no passado foi empresário", falou o presidente da CBF.

Rinaldi falou sobre as ideias para o próximo ciclo, agora com a volta de Dunga. “São três pilares: talento, trabalho e planejamento, que é o que estamos começando agora. Quanto à desconfiança de alguns, não adianta ser explicado, tem de ser mostrado. Nós vamos aceitar críticas, sugestões, mas vocês vão entender. Vamos divulgar os membros da comissão técnica, mas vamos fazer tudo com muita sintonia. Precisamos de gente totalmente afinada. Em linhas gerais é isso”, disse Rinaldi.

Gilmar Rinaldi assumiu o cargo logo após a queda do Brasil na Copa do Mundo e foi o primeiro anunciado pelo presidente José Maria Marin e pelo sucessor, em 2015, Marco Polo Del Nero. Ele afirma que mantém contato desde já com atletas e que quer a participação de jogadores na nova gestão da seleção brasileira.

“Agora começamos efetivamente o nosso trabalho, de comissão técnica, de saber que se o trabalho dele estiver de acordo, se for merecedor vai ser convocado. Está sempre buscando seu limite, seu máximo, para merecer a convocação. Já conversamos de coração aberto, estamos aqui para tentar um grande trabalho com patrocinadores, imprensa. Eu tive durante essa semana de trabalho conversando com muitos jogadores, campeões do mundo, que vão ser convocados, para que a gente debata e para que eles apresentem sugestões. Nesse momento a gente precisa muito de todas as pessoas”.