Topo

Dunga contraria Gallo e veta cota de jogadores jovens na seleção brasileira

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 11h38

A nova comissão técnica da seleção brasileira já tem a primeira discordância. Ao contrário do que Alexandre Gallo, responsável pelas equipes de base, havia falado nesta semana, Dunga, o novo treinador, vetou a criação de uma cota para jogadores jovens na equipe nacional.

Na semana passada, quando Gilmar Rinaldi foi apresentado como coordenador-técnico de todas as seleções, Gallo falou sobre o projeto que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem desenvolvido na base. Segundo ele, há uma preocupação com jogadores que ultrapassam idade limite para a sub-20 e ainda não são aproveitados no time principal.

Gallo chegou a falar sobre uma ideia de criar na seleção principal uma cota de 40% para jogadores que têm idade olímpica, mas já ultrapassaram o limite para representar a seleção sub-20. Nesta terça-feira, em sua apresentação como treinador do time profissional, Dunga rechaçou essa ideia.

“O importante é colocar novos e experientes no momento certo. Os novos do Brasil têm experiência em clubes e seleção. Temos de colocar os jogadores aos poucos, e eles não vão entrar por ser novos, mas por competência. Em 2010 a missão era resgatar o carinho do torcedor pela seleção, e ali nós também buscamos jovens. Agora, uma coisa é abrir espaço, mas quem tem de se firmar é o jogador. Tem de se incluir pelo rendimento”, disse Dunga.

Dunga já comandou a seleção brasileira entre 2006 e 2010. Um dos episódios mais marcantes da passagem anterior do treinador foi o veto a Neymar e Paulo Henrique Ganso, estrelas emergentes do Santos, que foram preteridos na convocação para a Copa do Mundo da África do Sul.

Nesta terça-feira, Dunga disse que a seleção brasileira não está fechada a jovens e que a missão que ele recebeu na segunda passagem é diferente da anterior. No entanto, evitou oferecer espaços cativos na equipe aos atletas mais novos.

“Na minha primeira passagem, pediram para resgatar o valor da seleção brasileira e ter resultados. Na segunda, a tendência é preparar a seleção para a Copa de 2018", explicou o novo treinador. "Vamos ter no caminho a Copa América, competição em que vamos enfrentar seleções com muita qualidade, e vamos buscar uma mescla de jogadores novos com os mais experientes", completou.