Topo

Quem sai ganhando e quem sai perdendo na nova Era Dunga?

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 16h07

Dunga está de volta à seleção brasileira. E, com ele, alguns nomes que assim como o treinador defenderam a CBF entre 2006 e 2010, podem voltar. Outros, que foram à Copa do Mundo de 2014 com Luiz Felipe Scolari, deverão ter mais dificuldade para se encaixar no elenco, mesmo desconsiderando-se a idade.

Não é possível definir qual futebol Dunga tentará praticar logo de início na seleção brasileira, mas o trabalho do treinador na própria seleção entre 2006 e 2010 e no Internacional, em 2013, servem para analisar quais dos últimos envolvidos começam em alta e quais começam com chances reduzidas.

QUEM COMEÇA EM ALTA?

1. Ramires

Ramires - Mike Ehrmann / AFP - Mike Ehrmann / AFP
Imagem: Mike Ehrmann / AFP

O meia do Chelsea (ING) foi convocado por Dunga quando poucos o creditavam como postulante à seleção, ainda no Cruzeiro. Com o treinador, passou de volante à opção para a meia direita, vaga que disputa até hoje. Tem boas chances de assumir a condição de titular no lugar de Hulk após a troca de comando.

2. Filipe Luis

filipe luis - JAVIER BARBANCHO / REUTERS - JAVIER BARBANCHO / REUTERS
Imagem: JAVIER BARBANCHO / REUTERS

Dunga tirou Marcelo da Copa de 2010, viu o titular, do Real Madrid (ESP), causar problemas defensivos ao time de Luiz Felipe Scolari, e agora vê um antigo preferido se transferir para o Chelsea: Filipe Luis foi lateral da seleção de Dunga quando ainda estava no Deportivo La Coruña (ESP), sem convocações. Agora, começa o ciclo como favorito à titularidade.

3. Miranda

Miranda - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Outro que jogou com Dunga entre 2006 e 2010 e que não foi à Copa, mesmo sob o comando do treinador. Recebeu as primeiras convocações quando ainda estava no São Paulo. Foi esquecido por Felipão mesmo com apoio de boa parte da crítica, e agora pode competir com David Luiz caso o treinador não sinta segurança no descompromisso tático do companheiro de Thiago Silva.

4. Felipe Melo

Felipe Melo - AFP PHOTO/BULENT - AFP PHOTO/BULENT
Imagem: AFP PHOTO/BULENT

O volante foi peça fundamental para Dunga na montagem do time da Copa de 2010 e acabou como vilão devido a expulsão no jogo da eliminação, diante da Holanda. Mesmo assim, ainda joga em bom nível, pelo Galatasaray (TUR), é defensivo como gosta o comandante e tem o perfil aguerrido que o treinador tanto deseja.

5. Sandro

Sandro - Divulgação/Site oficial Tottenham - Divulgação/Site oficial Tottenham
Imagem: Divulgação/Site oficial Tottenham

Não foi à Copa, não tem o perfil de líder de Felipe Melo. Mas é jovem, já mostrou potencial e começou no Internacional antes de ir para o Tottenham (ING). A seleção brasileira de Dunga tinha Gilberto Silva e Felipe Melo, algo muito mais defensivo do que a proposta de Scolari em 2014.

6. Lucas Leiva

Lucas Leiva - Clint Hughes/Getty Images - Clint Hughes/Getty Images
Imagem: Clint Hughes/Getty Images

Também já jogou com Dunga, é mais defensivo do que os volantes de Felipão e atua em alto nível no Liverpool (ING). Tem boas chances de assumir papel como protagonista no meio de campo da seleção brasileira.

QUEM COMEÇA EM BAIXA?

1. Daniel Alves

Dani Alves - Terceiro Tempo - Terceiro Tempo
Imagem: Terceiro Tempo

Pode perder espaço no Barcelona, não foi bem na Copa de 2014 e agora terá de trabalhar com um técnico que o manteve no banco de Maicon durante quatro anos. Para Dunga, foi mais opção no setor ofensivo do que na lateral direita.

2. Marcelo

marcelo - DON EMMERT / AFP - DON EMMERT / AFP
Imagem: DON EMMERT / AFP

Outro titular que não foi titular com Dunga. Ataca demais para os padrões do atual treinador, que chegou a justificar em 2010 que não o chamaria por atuar mais próximo ao meio de campo do Real Madrid do que à zona de defesa. Agora, Filipe Luis é o favorito.

3. Hulk

hulk - AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL - AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL
Imagem: AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL

Vai competir com o favorito Ramires depois de desapontar como no ataque da Copa de 2014. No Zenit (RUS), sem evoluir, é provável que perca espaço.

4. Paulinho

paulinho - AP Photo/Scott Heppell - AP Photo/Scott Heppell
Imagem: AP Photo/Scott Heppell

Foi mal na Copa, vai mal no Tottenham e não é o volante de marcação que Dunga costuma gostar. Pelo contrário. Deve perder espaço para opções mais defensivas, como Lucas Leiva, Sandro e até Felipe Melo.

5. Alexandre Pato

pato - Site Oficial/saopaulofc.net - Site Oficial/saopaulofc.net
Imagem: Site Oficial/saopaulofc.net

Outro que teve as primeiras oportunidades com Dunga, mas que, no caso, não correspondeu. Apesar de ter caído na seleção no momento em que sofreu uma crise de diferentes lesões, no período em que estava no Milan (ITA), jamais se recuperou. Hoje, tenta achar sua posição ideal. Com Dunga, foi preterido por outras opções e acabou em baixa nos Jogos Olímpicos de 2008, na China.

6. Paulo Henrique Ganso

ganso - Mauro Horita/AGIF - Mauro Horita/AGIF
Imagem: Mauro Horita/AGIF

Era visto como o grande craque da próxima geração quando ficou fora da Copa de 2010. Mais promissor até do que Neymar. Agora, em fase irregular no São  Paulo, deverá ter problemas para conseguir espaço na seleção.