Topo

Dunga vai de "tédio" para apagar "humilhação", diz imprensa internacional

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 13h11

O retorno de Dunga ao comando da seleção brasileira não ganhou tanto destaque na imprensa internacional. Ofuscado pelo anúncio oficial da contratação de James Rodriguez no Real Madrid, o técnico acabou ficando em segundo plano nas chamadas dos principais portais europeus - e quase sempre com chamadas pouco empolgantes.

"Dunga é o novo selecionador do Brasil", escreve o jornal português O Jogo. "Sucessor de Scolari foi anunciado, esta terça-feira, pela Confederação Brasileira de Futebol. Quatro anos e uma tremenda humilhação depois, ele está de volta ao cargo", completou o jornal, em referência à goleada sofrida contra Alemanha por 7 a 1.

Na Itália - onde Dunga se consagrou como jogador - o Gazzetta Dello Sport dedicou uma matéria explicando um pouco a filosofia de jogo do novo-velho técnico do Brasil. "A nível técnico-tático, Dunga em casa sempre foi considerado conservador demais, e seu futebol um pouco 'chato'. Mas, depois de sete gole sofridos contra a Alemanha, os brasileiros precisam estar mais bem dispostos para esse tédio", explica.

No As, da Espanha, destaque para "85% de reprovação" que o capitão do tetracampeonato sofre no Brasil. No Sport, da Catalunha, uma matéria tenta explicar a "conflituosa relação entre Dunga e Neymar". O texto lembra que o craque brasileiro foi preterido para a Copa de 2010 pelo novo-velho técnico, que também disse recentemente que o astro não tem estilo do Barcelona.

"Ali é só tocar, tocar e tocar a bola e Neymar vira um jogador comum. Quando ele está na seleção tem mais liberdade e usa toda a criatividade que pode", disse Dunga, gerando estranheza no país do tiki-taka.

Na Alemanha, o Kicker disse que "o ex-jogador de Stuttgart vai para seu segundo mandato como técnico da seleção brasileira. Embora seu primeiro tenha terminado sem glória"